O prefeito em exercício, Doutor Chicão, vai inaugurar às 18h desta quarta-feira (27), a sede própria do Centro de Referência e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético, um dos 14 pólos do Programa Municipal de Prevenção à Hipertensão e Diabetes (Hiperdia). A nova sede fica na Rua Salvador Corrêa, em frente à Capela do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, e foi reformada e adaptada aos pacientes lesados, cumprindo todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Desde 2004, quando foi fundado, o pólo funcionava em imóvel alugado, próximo ao Hospital Escola Álvaro Alvim. No entanto, assim que assumiu a gestão municipal, em 2009, a Prefeita Rosinha Garotinho solicitou que a mudança fosse feita e os procedimentos tomados pela Secretaria Municipal de Saúde, para a aquisição de outro imóvel.
De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Hirano, o imóvel anterior não era adequado ao atendimento aos pacientes diabéticos, já que os setores eram improvisados. Segundo ele, a nova sede dispõe de recepção, dois almoxarifados, uma sala de curativos simples, duas salas de curativo intermediário, duas salas de curativos contaminados, Centro de Material, consultório médico, sala de assistência social, cozinha, sala de esterilização e duas salas de Administração.
- O antigo espaço tinha apenas uma porta, por onde entravam e saiam tantos os pacientes com feridas contaminadas quanto os que não tinham. Além disso, homens e mulheres utilizavam o mesmo banheiro. Agora colocamos portas alongadas para entrada de cadeiras de rodas, rampas, dois banheiros adaptados, sendo um feminino e outro masculino, tudo com pisos e azulejos. Tudo isso pensando na qualidade de vida dos pacientes – afirmou o secretário.
A responsável pelo departamento administrativo do Centro de Referência e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético, a técnica de enfermagem Flavia Pessanha, afirma que o setor atende a cerca de 150 pessoas por dia, somando os atendimentos ambulatoriais e o setor de curativos. “Também fazemos teste de glicemia e aferição de pressão”, disse Flávia. O horário de atendimento será o mesmo, das 8h às 17h.
Segundo a coordenadora do Hiperdia, Maria Fernanda Alvarenga, o Centro de Referência dispõe de atendimento médico com cirurgião vascular, endocrinologista, ortopedista e clínico geral, além de nutricionista, podólogo, duas assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Todos os pacientes atendidos nesse setor são diabéticos com alguma lesão vascular”, explica.
Estatística - Em 2008, havia apenas três pólos do Hiperdia. Atualmente são 14. Em 2009, só o Pé Diabético realizou 22.657 atendimentos. Em 2010, o número subiu para 40.596. Este ano, porém, já foram feitos 27.229. Os outros 13 pólos realizaram juntos 32.336 atendimentos em 2009 e 51.173 em 2010. No primeiro semestre desse ano, já foram contabilizados 26.405. Além disso, as ações extramuros do programa, realizadas em escolas, postos de saúde e empresas, somaram 19.825 atendimentos em seis meses.
CAMPOS ONTEM, CAMPOS HOJE
Há 9 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário