A Fundação Zumbi dos Palmares celebrou na noite desta segunda-feira (25) o Dia Internacional da Mulher Negra, no salão de eventos na sede da Fundação, no Centro. O ponto alto da solenidade foi a palestra ministrada pela professora de História e Mestre em Políticas Sociais, Creia Leopoldina Moraes de Almeida, que abordou o tema “Tradição de Trabalho da Mulher Negra”.
Adolescentes e jovens assistidos em programas de integração social da Fundação participaram do evento, com apresentação de expressões culturais, como capoeira, música, instrumental (violão) e ballet.
Várias mulheres, inclusive mães e alunas dos cursos da Fundação Zumbi, além de convidadas, inclusive alunos do Projeto Zumbi Aê, foram recepcionados pelo presidente da Fundação, Jorge Luiz dos Santos, e pela coordenadora do evento, Wiwiany dos Santos Pinto, que ofereceram bela homenagem às mulheres negras. Além do presidente Jorge Luiz dos Santos, também participaram a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Margarida Estela Mendes do Nascimento, e a membro do Conselho de Igualdade Racial, Salvadora Ribeiro.
- Celebrações como essas contribuem para que os afrodescendentes de nosso município possam conhecer um pouco da sua própria história e de seus ancestrais. Muitas pessoas, embora simples, ao assistir eventos que nossa equipe realiza na Fundação, se identificam com a expressão cultural que é apresentada, seja dança, música afro, capoeira ou culinária, conforme já apresentamos no encerramento do curso de culinária afro. Fico feliz toda vez que contemplo aqui pessoas participando, se integrando e conhecendo a história de sua origem. Neste espaço estreitamos laços, despertamos consciência e promovemos a integração social de crianças, adolescentes e adultos, além de prepará-los para as oportunidades que a vida oferece, com cursos como o Prevest, curso de Inglês e outros benefícios", enumerou Jorge Luiz.
CAMPOS ONTEM, CAMPOS HOJE
Há 9 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário