sábado, 23 de julho de 2011

A cada ano 200 pessoas descobrem que têm o vírus da Aids em Campos

'Só depende de mim, sou portador de uma doença grave e progressiva, porém tratável''Só depende de mim, sou portador de uma doença grave e progressiva, porém tratável'
mais menos
“De nada vale ajudar a quem não se ajuda”, essa frase está escrita em uma das paredes da Casa Irmãos da Solidariedade, instituição que cuida de portadores do vírus HIV.

Durante as entrevistas para esta matéria a equipe do Site Ururau ouviu portadores da doença que deram depoimentos emocionantes, pessoas que lidam diariamente com a dor, a decepção e demonstram coragem para superar os obstáculos e preconceitos. O que mais chamou a atenção foi à vontade de viver dessas pessoas, que mostraram que é possível ter uma vida normal, mesmo portando uma doença que não tem cura.

Em Campos 2.856 portadores de HIV estão cadastrados no Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites virais. Desse total, 1.127 têm Aids e fazem uso do medicamento anti-retroviral, sendo 626 homens e 501 mulheres.

A cada ano, cerca de 200 novos pacientes procuram o programa, que dispõe de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), referência não apenas no atendimento ambulatorial, mas também social e psicológico.

De acordo com o diretor do CTA, Leonardo Marques, por dia são distribuídas 60 senhas para que a população possa fazer exames que diagnosticam as doenças sexualmente transmissíveis, os exames podem ser feitos no período da manhã e na parte da noite.

“Eles participam de uma sessão de aconselhamento grupal sobre as DST, depois fazem uma entrevista individual e a partir daí fazem o exame. O resultado sai entre 20 e 30 dias, só pode pegar o resultado quem o fez e com documento com foto”, disse.

Leonardo disse ainda que quando o resultado é positivo o paciente é encaminhado para o tratamento. As pessoas assistidas pelo programa recebem atendimento diário das 13h às 18h. “Todos recebem apoio psicológico, médico e os remédios que serão utilizados no tratamento. Os medicamentos servem para equilibrar a quantidade de vírus no organismo”, informou.

No programa também é oferecido o teste rápido de HIV, esse procedimento é distribuído pelo Ministério da Saúde e o resultado saí em 30 minutos. “Existem critérios para fazer esse exame, geralmente fazem usuários de drogas e mulheres grávidas no sétimo mês de gestação”, finalizou.

A DESCOBERTAEm conversou com uma mulher de 22 anos que contraiu HPV do primeiro marido e HIV do atual cônjuge, sendo que ela descobriu que tinha a doença no sétimo mês de gestação.

“Assim que descobri a doença comecei a tomar os coquetéis, hoje minha filha tem oito meses e faz tratamento para que o vírus seja negativado. Ela fez já fez dois exames e eles deram o resultado de indetectável. Mas só quando ela tiver dezoito meses vamos ter a certeza de que ela não desenvolveu o vírus do HIV”, ressaltou.

Os exames ao qual a entrevistada se refere é chamado de carga viral, a criança o faz três vezes até completar os dezoito meses. Segundo a entrevistada quando a criança nasce ela ainda não tem formado seu sistema imunológico e esse é o período perigoso para que a criança desenvolva o HIV, pois enquanto estava no útero ele recebeu sangue da mãe através do cordão umbilical.

“Quando nasce a criança começa a tomar medicamentos para formar seu sistema imunológico, e ela pode eliminar tudo o que recebeu da mãe até os dois anos de idade. Quando o último exame é feito aos 18 meses de vida, as chances da criança não ter o vírus da Aids é de 80%”, informou.

A jovem, o marido e a filha de oito meses são assistidos pela Casa Irmãos da Solidariedade.

Na instituição nós encontramos um homem de 52 anos que descobriu a pouco mais de um ano que tinha contraído o vírus do HIV. Na época ele era casado, teve apoio de alguns familiares e amigos, enquanto outros não manifestaram ajuda. Chegou a ser internado cinco vezes, umas delas com herpes ostea no rosto, foi daí que a médica o disse que ele deveria fazer o teste do HIV, e deu positivo.

“Você passa por três fases, a primeira é a descoberta é um caos você fica do tipo morri, já era, como vou lidar com isso. Você entra em choque, a visibilidade de vida futura, é nula. Depois vem a aceitação, a transição de uma para outra é muito difícil, por fim você pensa vamos ver no que vai dar. Aí você entra na terceira fase que quando começa o tratamento”, relatou.

Hoje este homem fala que tem uma vida comum, estuda, namora, ajuda nos afazeres domésticos da instituição. “Aprendi que só depende de mim, sou portador de uma doença grave e progressiva, porém tratável. Vai lutar! Falaram isso pra mim e é o certo”, ressaltou.

APOIO E TRATAMENTOA Casa Irmãos da Solidariedade fez 24 anos no último dia 18 de julho, atualmente a instituição abriga 32 portadores do vírus HIV. Possui mais de 600 cadastrados, desses cerca de 180 continuam sendo assistidos e recebem auxílio médico, psicológico e medicamento para o tratamento da doença.

De acordo com a assistente social, Vanessa Quintanilha, a casa acolhe aqueles que não têm assistência familiar, que chegam ao local buscando um amparo.

“Hoje temos vaga para 50 pessoas, chegam aqui pacientes de outras instituições, pessoas do Rio, de Brasília, do Estado de Minas Gerais. Para ficar na casa existem algumas restrições não é permitido o uso de drogas, nem ter relações sexuais dentro da instituição. Aqui eles fazem exames para saber como estão as células de defesa, e exames para medir a carga viral, além de todo o acompanhamento médico”, explicou.

Os portadores da doença devem tomar cuidado para não contraírem nenhum outro tipo de doença. “Qualquer doença, até mesmo uma gripe ganha proporções maiores em um paciente que tem HIV, por isso é necessário cuidado”, informou. Mesmo assim eles não deixam de fazer atividades do dia-a-dia, vão ao cinema e a praia.

“Eles chegam sentindo que o mundo fechou as portas, aqui são tratados como cidadãos e acabam vendo as portas se abrindo novamente para uma nova caminhada. Uma caminhada saudável e digna”, finalizou.

Todos os dias o programa DST/Aids e a Casa Irmãos da Solidariedade, o Centro de Saúde e postos médicos fazem a distribuição gratuita de camisinhas. Prevenir é ainda a melhor maneira de não contrair as doenças sexualmente transmissíveis.

3 comentários:

  1. Eu sou Fabrigas Tema, da Mechelen Belgium. É uma grande alegria escrever este testemunho de como eu obtive minha cura do Vírus do Hiv há 9 meses usando os medicamentos fitoterápicos do Dr. APAMA. Eu li muitos comentários de pessoas que receberam curas através da APAMA, mas eu nunca acreditei que elas estavam dizendo a verdade e o Dr. APAMA é real até que eu me beneficiei de seu tratamento com medicamentos à base de ervas. Eu estava confuso e em um ponto de cometer suicídio, E eu estava em todos os meios para me encontrar vivendo uma vida normal como todas as outras pessoas, então eu tive que escrever Dr Apama em seu e-mail Drapamaherbalhealingcentre@gmail.com, eu escrevi a ele, ele prometeu para me curar, embora ainda não estivesse convencido, cumpri tudo o que ele pedia. Para minha surpresa, recebi os medicamentos em mãos apenas um intervalo de uma semana e comecei a medicação de acordo com as instruções que Ele deu, Meu tratamento foi um enorme sucesso, ele realmente me ajudou como ele prometeu corretamente. Então eu fui para check-up na quarta semana de tomar a medicação, para minha surpresa, o resultado foi negativo após o tratamento, estou muito feliz que eu estou curado e vivendo uma vida normal novamente. Eu tenho ido para uma série de check-up para ter certeza de que estou livre, e todos eles foram negativos embora eu pudesse sentir a cura no meu sistema de corpo porque eu estava tão em forma e fazendo tudo o que eu não fazia antes do tratamento. Se você estiver lá com Hepatite B, HPV, HIV, HSV-1 ou HSV-2, Diabetes, Câncer, Infecções vaginais e outras infecções virais e doenças, escreva para o Dr.Apama seu e-mail: Drapamahivhealingcentre@gmail.com. E o número do whatsapp é +2349072570496. Ansiosos para ouvir seus testemunhos também.
    Meu email é Fabrigastema231@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello I'm Gladness buff by name, I'm giving a testimony about Dr. Emmanuel the great Herbalist, he has the cure to all manner of diseases, he cured my Herpes virus, though I went through different website I saw different testimonies about different spell casters and herbalist, I was like: 'Many people have the Herpes Virus cure why are people still suffering from it?' I though of it, then I contact Dr. Emmanuel via email, I didn't believe him that much, I just wanted to give him a try, he replied my mail and Needed some Information about me, then I sent them to him, he prepared it (CURE) and sent it to Airfreight Online Courier Service for delivery, he gave my details to the Courier Office, they told me that 3-5 days I will receive the package and i took the medicine as prescribed by him and I went for check-up 2 weeks after finishing the medicine, I was tested Herpes Virus negative, if you are Herpes Virus positive do me a favor for you to contact him and I will try my possible best to make sure you get cured, when you contact him, make sure you tell him that I referenced you.. contact him via: nativehealthclinic@gmail.com or WhatsApp/Call him +2348140073965
       he have cure to HIV/AIDS,diabetes,cancer,copd,hepatitis,hpv etc//..

      Excluir
  2. Hello I'm Gladness buff by name, I'm giving a testimony about Dr. Emmanuel the great Herbalist, he has the cure to all manner of diseases, he cured my Herpes virus, though I went through different website I saw different testimonies about different spell casters and herbalist, I was like: 'Many people have the Herpes Virus cure why are people still suffering from it?' I though of it, then I contact Dr. Emmanuel via email, I didn't believe him that much, I just wanted to give him a try, he replied my mail and Needed some Information about me, then I sent them to him, he prepared it (CURE) and sent it to Airfreight Online Courier Service for delivery, he gave my details to the Courier Office, they told me that 3-5 days I will receive the package and i took the medicine as prescribed by him and I went for check-up 2 weeks after finishing the medicine, I was tested Herpes Virus negative, if you are Herpes Virus positive do me a favor for you to contact him and I will try my possible best to make sure you get cured, when you contact him, make sure you tell him that I referenced you.. contact him via: nativehealthclinic@gmail.com or WhatsApp/Call him +2348140073965
     he have cure to HIV/AIDS,diabetes,cancer,copd,hepatitis,hpv etc//..

    ResponderExcluir