quarta-feira, 27 de julho de 2011

Goytacaz vence o Juventus por 2 a 0 e está perto do título da série C

O Estádio Ary de Oliveira e Souza recebeu grande público na primeira partida da grande final
O Estádio Ary de Oliveira e Souza recebeu grande público na primeira partida da grande final
Cumprido o objetivo de retornar à Série B do Campeonato Estadual, o Goytacaz passou a focar em um título inédito na sua galeria de troféus: o da Terceira Divisão. Campeão da Segundona em 1982, o Alvianil começou bem ao dewrrotar o Juventus por 2 a 0 na tarde desta quarta-feira, no estádio Ary de Oliveira e Souza, a Série C. A partida de volta será no próximo sábado, no Rio de Janeiro.

A torcida compareceu em massa no estádio do Arizão, em uma bela tarde de sol em Campos.

JOGO ENCERRADO

*Início do segundo tempo (André no lugar de Adir no Juventus)

* 2 minutos, Goyta parte para cima mas perde a bola na intermediária do Juventus

* 9 minutos, cartão amarelo para cléber, do Goyta por falta dura.

*12 minutos, Davi no lugar de Baiano no Goyta,

* 13 minutos, a bola pererecou dentro da área e o Goytacaz perde outra, é escanteio

* 13 minutos, GGGGGGGGGOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLL do Goytacaz, gol Olímpico de Paulo Vinícius, em cobrança de escanteio a bola entrou direto. Goyta 1 a 0.

* 18 minutos, sai Vitor e entra Marcelo pelo Juventus.

*Tempo técnico. O Goytacaz se mostra superior e tenta ampliar a vantagem para o jogo de volta no próximo sábado (30/07).

* 22 minutos,  PV tentou outro gol Olímpico, mas a bola foi para fora.

* 23 minutos, sai Lohan entra Endio pelo Juventus.

* 32 minutos, o Goyta avança com Davi mas a defesa da Juventus tira.

* 33 minutos, sai Gunan e entra Julymar no Goytacaz.

* 35 minutos, pênalti para o Goyta, lançamento do PV para o Davi, e Rafael do Juventus fez a falta e leva cartão amarelo.

* 36 minutos, GGGGGOOOOOOOOLLLLLLLLLL, cobrança no ângulo, Flavio de pênalti, Goytacaz 2 a 0, é festa no Arizão.

* 38 minutos, cartão amarelo para André, do Juventus. Falto para o Goyta que desperdiça.

* 45 minutos, no bate e rebate o Goyta quase marca o terceiro, a torcida vai ao delírio.

* Fim de jogo, o Goyta vence a primeira partida e pode perder por até um gol de diferença, na partida de volta.

SAIBA COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO

*Bola rolando

* 1 minuto, o Goyta está todo de azul nesta tarde.

* 3 minutos, o alvianil pressiona e tem dois escanteios seguidos a seu favor.

* 6 minutos, o Goytacaz se mostra mais aguerrido e busca o gol a todo momento. Pelo Juventus uma falta perigosa foi cobrada, mas foi para fora.

*11 minutos, Jogo começa a ficar equilibrado, e a torcida não pára de chegar ao Arizão.

*13 minutos, falta para o Goytacaz, PV bate e o goleiro Flavio defende, segue 0 a 0.

*15 minutos, outra bela batida de PV, e o goleiro espalma para fora, na sequência um escanteio e Flavio voltou a defender.

**Tempo técnico: Goyta e Juventus 0 a 0. Nos últimos cinco minutos o Goyta pressionou mais o Juventus e por muito pouco não abriu o placar, o Juventus aguarda e parte em contra ataques.

* 24 minutos, por muito pouco o Baiano não marcou após tabelinha com Paulo Vinícius.

* 27 minutos, Sanarele faz falta dura em Flavio e leva cartão amarelo.

*Um público sensacional nas arquibancadas

*30 minutos, Expulso, Sanarele pelo Juventus após nova entrada dura em atleta do Goyta e ainda partiu para cima do juiz.

*35 minutos, Cléber perde gol feito para o Goytacaz, segue o 0 a 0.

*44 minutos, Com um jogador a menos o Goytacaz vai ficando apenas no 0 a 0 com Juventus neste primeiro tempo, mas possui um jogador a mais, pois um dos zagueiros do Juventus foi expulso.

Primeiro tempo encerrado

...

Ficha Técnica
Goytacaz x Juventus
Árbitro:
Estevão Cunha da Trindade

Goytacaz: Jeferson, Douglas, Cléber, Rafael Vaz e Paulinho, Gustavo, Mário, Paulo Vítor e Gunan (Julimar), Baiano (Davi) e Flávio. Técnico: Branco

Juventus: Flavio, Lohan (Endio), Rafael, Sanarele e Farney, David, Claudio, Adir (André) e Gilberto, Diego Raçudo e Vitor Mendes (Marcelo). Técnico: Anselmo Filho.

Cartão amarelo: Sanarele, Rafael, André (JUV); Cléber (GOY)

Cartão vermelho: Sanarele (JUV);

Inauguração da sede do Centro de Referência e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético

O prefeito em exercício, Doutor Chicão, vai inaugurar às 18h desta quarta-feira (27), a sede própria do Centro de Referência e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético, um dos 14 pólos do Programa Municipal de Prevenção à Hipertensão e Diabetes (Hiperdia). A nova sede fica na Rua Salvador Corrêa, em frente à Capela do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, e foi reformada e adaptada aos pacientes lesados, cumprindo todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Desde 2004, quando foi fundado, o pólo funcionava em imóvel alugado, próximo ao Hospital Escola Álvaro Alvim. No entanto, assim que assumiu a gestão municipal, em 2009, a Prefeita Rosinha Garotinho solicitou que a mudança fosse feita e os procedimentos tomados pela Secretaria Municipal de Saúde, para a aquisição de outro imóvel.

De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Hirano, o imóvel anterior não era adequado ao atendimento aos pacientes diabéticos, já que os setores eram improvisados. Segundo ele, a nova sede dispõe de recepção, dois almoxarifados, uma sala de curativos simples, duas salas de curativo intermediário, duas salas de curativos contaminados, Centro de Material, consultório médico, sala de assistência social, cozinha, sala de esterilização e duas salas de Administração.

- O antigo espaço tinha apenas uma porta, por onde entravam e saiam tantos os pacientes com feridas contaminadas quanto os que não tinham. Além disso, homens e mulheres utilizavam o mesmo banheiro. Agora colocamos portas alongadas para entrada de cadeiras de rodas, rampas, dois banheiros adaptados, sendo um feminino e outro masculino, tudo com pisos e azulejos. Tudo isso pensando na qualidade de vida dos pacientes – afirmou o secretário.

A responsável pelo departamento administrativo do Centro de Referência e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético, a técnica de enfermagem Flavia Pessanha, afirma que o setor atende a cerca de 150 pessoas por dia, somando os atendimentos ambulatoriais e o setor de curativos. “Também fazemos teste de glicemia e aferição de pressão”, disse Flávia. O horário de atendimento será o mesmo, das 8h às 17h.

Segundo a coordenadora do Hiperdia, Maria Fernanda Alvarenga, o Centro de Referência dispõe de atendimento médico com cirurgião vascular, endocrinologista, ortopedista e clínico geral, além de nutricionista, podólogo, duas assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Todos os pacientes atendidos nesse setor são diabéticos com alguma lesão vascular”, explica.

Estatística - Em 2008, havia apenas três pólos do Hiperdia. Atualmente são 14. Em 2009, só o Pé Diabético realizou 22.657 atendimentos. Em 2010, o número subiu para 40.596. Este ano, porém, já foram feitos 27.229. Os outros 13 pólos realizaram juntos 32.336 atendimentos em 2009 e 51.173 em 2010. No primeiro semestre desse ano, já foram contabilizados 26.405. Além disso, as ações extramuros do programa, realizadas em escolas, postos de saúde e empresas, somaram 19.825 atendimentos em seis meses.

Espaço do Empreendedor atrai público na Praça São Salvador

Cerca de 150 pessoas foram atendidas nas três primeiras horas de funcionamento do Espaço do Empreendedor nesta quarta-feira (27), na Praça São Salvador. O atendimento vai até sexta-feira (29), das 9h às 17h. Durantes os três dias, será realizado simultaneamente o Café Empreendedor, com nove palestras para orientar e tirar dúvidas sobre o microempreendedor individual.

A próxima palestra acontece nesta tarde com o tema “Me legalizei, e agora?”, com o Sebrae. Às 16h, será a vez da palestra da Vigilância Sanitária sobre “Boas práticas de manipulação de alimentos. A primeira palestra foi realizada às 10h, com o tema “Contabilidade para os micros.

Nesta quinta-feira (28), às 10h, a secretária de Defesa do Consumidor (Procon-Campos), Rosangela Tavares, vai falar sobre “Microempreendedores x Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Às 14h, vai acontecer uma palestra sobre “INSS – benefícios previdenciários. Às 16h, o presidente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Eduardo Crespo, vai abordar “Microcrédito para o cidadão empreendedor.

As três palestras de sexta-feira (29) vão abordar “Redes sociais e os microempreendedores”, às 10h; “Assinatura da carteira de trabalho, às 14h; e “Código de Posturas”, às 16h, com o coordenador de Fiscalização de Posturas, Francisco Balbi.

Segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Coldemca), Jivago Faria, o objetivo é dar informações para que as pessoas possam se formalizar com segurança. “Queremos que as pessoas recebam as informações necessárias, para que sejam bem sucedidas em seus empreendimentos”, ressalta.

Legalização - Os documentos necessários para a legalização das atividades são os seguintes: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o espelho do carnê do IPTU (cópias). A legalização é feita na hora, gratuitamente. A Codemca conta com 11 parceiros.

Os candidatos a empreendedores individuais já saem do Espaço do Empreendedor com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e o alvará de funcionamento provisório, emitido pela Secretaria de Finanças. Entre as pessoas que têm um pequeno negócio e podem legalizar suas atividades estão barbeiros, costureiras, açougueiros, padeiros, cabeleireiras e manicures. Ao todo, são mais de 400 categorias profissionais.

Garotinho solta o verbo contra a Frente Democrática e a Globo

Deputado diz que Frente Democrática reúne os maiores corruptos de Campos e ainda diz que a Globo tenta fazer uma armação na eleição da cidade.
Confira também: as respostas de Wladimir e Rosinha a revista Época.



O deputado Anthony Garotinho(PR) divulgou nesta terça-feira(26-7) em seu blog notas comentando a reunião dos representantes dos partidos de oposição ao governo Rosinha, que integram a Frente Democrática, com o presidente do PMDB do Rio, Jorge Picciani, e a apuração que está sendo realizada pela revista Época. Em relação a reunião dos partidos com Picciani, a nota diz:
“Nossos adversários estão desesperados com o belo governo que Rosinha vem fazendo à frente da prefeitura de Campos. Sua aprovação é recorde, e a prova de que estão desesperados foi a reunião realizada ontem, sob o comando de Jorge Picciani, como podem ver na foto acima, com as presenças também dos deputados do PMDB, Eduardo Cunha, Adrian e Edson Albertassi, além do deputado do PSC, partido-satélite, Felipe Pereira. O PMDB prometeu toda a ajuda possível à frente que reúne os maiores corruptos de Campos para tentar derrotar Rosinha. Aliás, a jornalista Berenice Seara também retrata na sua coluna de hoje, o desespero da turma que assaltou Campos ao se juntar com a turma que assalta o Estado.
Na segunda nota, Garotinho se refere a uma apuração que está sendo feita pela Revista Época, da Globo, sobre a utilização de um carro da empresa contratada pela Prefeitura de Campos para aluguel de ambulâncias, pelo seu filho Wladimir Matheus, e sobre a gravação de um CD pela Prefeita Rosinha Garotinho. E ainda divulga as repostas dadas por Wladimir e Rosinha.  Através de e-mail, o Secretário de Comunicação da Prefeitura de Campos, Mauro Silva, enviou a Revista Época, as seguintes respostas.
RESPOSTA DE WLADIMIR
Se eu soubesse que o carro era da empresa, não teria usado. Sim, considero que há um conflito de interesse, por outro lado, sou amigo de Johannes há vários anos e não sabia que o carro pertencia à empresa que presta serviços à prefeitura, porque se soubesse, não teria usado. Quanto ao valor do contrato da empresa com a prefeitura, não sei responder, cabe a prefeitura informar.
Viajei sim, mas com recursos próprios, em avião de carreira, que por sinal não pertence a empresário nenhum, mas sim a empresa Aerolineas Argentina. Comprei um pacote e dividi em duas vezes no meu cartão de crédito, como milhares de brasileiros podem fazer. Sou amigo de Tauil há mais de dez anos e sei que ele tem uma vida modesta e possui uma empresa de pequenos reparos.

RESPOSTA DE ROSINHA
O secretário de Comunicação Mauro Silva disse que a Prefeitura não vai gravar nenhum CD. O que está em andamento é um projeto pessoal da Rosinha Garotinho para a produção de um CD beneficente, que contará com a participação de alguns artistas e amigos. A renda será revertida para entidades sociais de Campos. Mauro Silva disse ainda que Rosinha nunca gravou música durante show da cantora Joana. O secretário ressalta que não vê nenhum conflito entre interesse público e privado, já que o CD não vai ser usado em nenhuma eventual campanha de reeleição e muito menos há recursos públicos envolvidos no projeto. Observa ainda que artistas são contratados em qualquer lugar do Brasil pelos critérios de inexigibilidade, de acordo com a Lei 8.666. Nenhum artista foi contratado com a obrigação de participar da gravação do referido CD beneficente e isso pode ser confirmado com qualquer um deles.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dia Internacional da Mulher Negra celebrado na Fundação Zumbi

A Fundação Zumbi dos Palmares celebrou na noite desta segunda-feira (25) o Dia Internacional da Mulher Negra, no salão de eventos na sede da Fundação, no Centro. O ponto alto da solenidade foi a palestra ministrada pela professora de História e Mestre em Políticas Sociais, Creia Leopoldina Moraes de Almeida, que abordou o tema “Tradição de Trabalho da Mulher Negra”. 


Adolescentes e jovens assistidos em programas de integração social da Fundação participaram do evento, com apresentação de expressões culturais, como capoeira, música, instrumental (violão) e ballet.
   
Várias mulheres, inclusive mães e alunas dos cursos da Fundação Zumbi, além de convidadas, inclusive alunos do Projeto Zumbi Aê, foram recepcionados pelo presidente da Fundação, Jorge Luiz dos Santos, e pela coordenadora do evento, Wiwiany dos Santos Pinto, que ofereceram bela homenagem às mulheres negras. Além do presidente Jorge Luiz dos Santos, também participaram a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Margarida Estela Mendes do Nascimento, e a membro do Conselho de Igualdade Racial, Salvadora Ribeiro.
   
- Celebrações como essas contribuem para que os afrodescendentes de nosso município possam conhecer um pouco da sua própria história e de seus ancestrais. Muitas pessoas, embora simples, ao assistir eventos que nossa equipe realiza na Fundação, se identificam com a expressão cultural que é apresentada, seja dança, música afro, capoeira ou culinária, conforme já apresentamos no encerramento do curso de culinária afro. Fico feliz toda vez que contemplo aqui pessoas participando, se integrando e conhecendo a história de sua origem. Neste espaço estreitamos laços, despertamos consciência e promovemos a integração social de crianças, adolescentes e adultos, além de prepará-los para as oportunidades que a vida oferece, com cursos como o Prevest, curso de Inglês e outros benefícios", enumerou Jorge Luiz.

Caravana do Amor no bairro Eldorado neste sábado

Cultivar o cuidado com o espírito agregado à saúde do corpo é um dos objetivos do projeto Caravana do Amor, que vai estar no próximo sábado (30), no Parque Eldorado. O bairro receberá uma equipe de 45 voluntários, onde será dada assistência médica, social, além de palavras de conforto, através de pregação e conscientização. A Caravana do Amor vai atender, desta vez, na Igreja Batista do bairro, localizada à Rua Manoel Rabelo, nº 55. As atividades serão iniciadas a partir das 8h e se estenderão até o final do dia.

Programação - Os atendimentos médicos serão feitos de 8h às 14h, com clínico geral, pediatra, ginecologista, geriatra e dermatologista, que estarão à disposição da população. Projetos como Brincadeira de Criança e atividades laborais com profissionais de Educação Física também serão desenvolvidas com diferentes públicos.

De 15h às 18h haverá trabalho de evangelização no bairro e a equipe do projeto Caravana do Amor percorrerá as casas fazendo uma grande conscientização anti-drogas. Às 21h30 está marcado um culto final com pregação do pastor Fernando Trindade e adoração com o Ministério Adorart.

Projeto e Parcerias – O projeto Caravana do Amor é desenvolvido através de parcerias entre as igrejas evangélicas de Campos, secretaria Municipal de Saúde, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e Fundação Municipal do Esporte.

O coordenador do projeto, Júnior Oliveira, explica que em cada bairro é feito um estudo para saber a realidade de cada um e o que cada região carece. A partir deste estudo, são desenvolvidas atividades e serviços para preencher as lacunas da comunidade. “Já estivemos em diversos lugares desenvolvendo as atividades e oferecendo os serviços através desta parceria. Nós fazemos um estudo em cada bairro ou localidade e aplicamos atividades direcionadas. Exemplo disso foi o bairro Terra Prometida, onde as pessoas acumulavam lixo em seus quintais, o que poderia causar diversos tipos de doenças. Em Travessão não foi diferente, também fizemos um trabalho de conscientização e ação de combate ao mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti”, finaliza.

Sustentabilidade e impactos socioeconômicos discutidos no Comudes

Diretora da Gestão Integrada do Território (GTI) do Instituto Bioatlântica falou sobre o tema.



Na manhã desta segunda-feira (25/07) foi realizada a 4ª reunião do Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes), no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia de Campos. A mesa foi presidida por Doutor Chicão, Prefeito em exercício de Campos, e contou mais uma vez com a representatividade de todas entidades que compõem o Conselho.

A presença destacada nesta reunião foi da diretora do Gestão Integrada do Território (GTI) do Instituto Bioatlântica, Inguelore Scheunemann, que falou em nome da empresa que é parceira do Grupo EBX. Ela apresentou o programa de GTI que abrange os municípios em torno do Porto do Açu, em parceria com instituições européias. Segundo ela, há uma necessidade de trabalhar de uma forma diferente o desenvolvimento sustentável.
“A realidade é sempre integrada. A gestão integrada do território propõe um reencontro com a realidade. Temos que analisar a questão da sustentabilidade de todos os problemas que envolvem os impactos socioeconômicos nas áreas que integram os municípios de Campos, Quissamã e São João da Barra. Esses três municípios estão envolvidos nos grandes empreendimentos da região, como o Complexo Logístico Farol - Barra do Furado e o Super Porto do Açu”, destacou Inguelore.

Após a palestra aconteceu um debate no qual os conselheiros colocaram seus pontos de vista em questão. Para Doutor Chicão, não se pode pensar num desenvolvimento regional sem Campos ser o foco central. "O nosso município é a capital de bens de consumo e serviços da região, por isso estamos investindo maciçamente na saúde e educação, prioridades da Prefeita Rosinha Garotinho", disse.

O secretário de Governo, Geraldo Pudim, ressaltou sobre a sua preocupação com o aumento populacional da cidade, devido aos grandes empreendimentos regionais. "Temos que unir os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em todas as suas esferas para os diversos impactos sociais e ambientais que os empreendimentos vão causar na região", enfatizou Pudim, que lembrou ainda que os empreendedores precisam ser cobrados de responsabilidades diante do crescimento previsto, para que estas não recaíam sobre os ombros Públicos, principalmente os relacionados as questões sociais.

Na pauta também foram tratados assuntos como Plano Viário, apresentação do projeto da empresa Ternium para a próxima reunião e moção de apoio à carta da Coagro. Esta foi a primeira sessão transmitida pela UNITV, da Faculdade de Filosofia de Campos. A próxima reunião ordinária do Comudes está prevista para o dia 29 de agosto.

Instituto Bio Atlântica – O IBio é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que visa a conservação e restauração da Mata Atlântica e seus ecossistemas associados, incluindo formações florestais, restingas, manguezais, áreas costeiras e marinhas. A organização executa e apóia programas e projetos em campo, fomentando a restauração e reconexão florestal, a conservação da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, o fortalecimento do sistema de áreas protegidas, a participação social e a repartição equitativa dos benefícios advindos do uso da biodiversidade e dos recursos naturais.

sábado, 23 de julho de 2011

A cada ano 200 pessoas descobrem que têm o vírus da Aids em Campos

'Só depende de mim, sou portador de uma doença grave e progressiva, porém tratável''Só depende de mim, sou portador de uma doença grave e progressiva, porém tratável'
mais menos
“De nada vale ajudar a quem não se ajuda”, essa frase está escrita em uma das paredes da Casa Irmãos da Solidariedade, instituição que cuida de portadores do vírus HIV.

Durante as entrevistas para esta matéria a equipe do Site Ururau ouviu portadores da doença que deram depoimentos emocionantes, pessoas que lidam diariamente com a dor, a decepção e demonstram coragem para superar os obstáculos e preconceitos. O que mais chamou a atenção foi à vontade de viver dessas pessoas, que mostraram que é possível ter uma vida normal, mesmo portando uma doença que não tem cura.

Em Campos 2.856 portadores de HIV estão cadastrados no Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites virais. Desse total, 1.127 têm Aids e fazem uso do medicamento anti-retroviral, sendo 626 homens e 501 mulheres.

A cada ano, cerca de 200 novos pacientes procuram o programa, que dispõe de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), referência não apenas no atendimento ambulatorial, mas também social e psicológico.

De acordo com o diretor do CTA, Leonardo Marques, por dia são distribuídas 60 senhas para que a população possa fazer exames que diagnosticam as doenças sexualmente transmissíveis, os exames podem ser feitos no período da manhã e na parte da noite.

“Eles participam de uma sessão de aconselhamento grupal sobre as DST, depois fazem uma entrevista individual e a partir daí fazem o exame. O resultado sai entre 20 e 30 dias, só pode pegar o resultado quem o fez e com documento com foto”, disse.

Leonardo disse ainda que quando o resultado é positivo o paciente é encaminhado para o tratamento. As pessoas assistidas pelo programa recebem atendimento diário das 13h às 18h. “Todos recebem apoio psicológico, médico e os remédios que serão utilizados no tratamento. Os medicamentos servem para equilibrar a quantidade de vírus no organismo”, informou.

No programa também é oferecido o teste rápido de HIV, esse procedimento é distribuído pelo Ministério da Saúde e o resultado saí em 30 minutos. “Existem critérios para fazer esse exame, geralmente fazem usuários de drogas e mulheres grávidas no sétimo mês de gestação”, finalizou.

A DESCOBERTAEm conversou com uma mulher de 22 anos que contraiu HPV do primeiro marido e HIV do atual cônjuge, sendo que ela descobriu que tinha a doença no sétimo mês de gestação.

“Assim que descobri a doença comecei a tomar os coquetéis, hoje minha filha tem oito meses e faz tratamento para que o vírus seja negativado. Ela fez já fez dois exames e eles deram o resultado de indetectável. Mas só quando ela tiver dezoito meses vamos ter a certeza de que ela não desenvolveu o vírus do HIV”, ressaltou.

Os exames ao qual a entrevistada se refere é chamado de carga viral, a criança o faz três vezes até completar os dezoito meses. Segundo a entrevistada quando a criança nasce ela ainda não tem formado seu sistema imunológico e esse é o período perigoso para que a criança desenvolva o HIV, pois enquanto estava no útero ele recebeu sangue da mãe através do cordão umbilical.

“Quando nasce a criança começa a tomar medicamentos para formar seu sistema imunológico, e ela pode eliminar tudo o que recebeu da mãe até os dois anos de idade. Quando o último exame é feito aos 18 meses de vida, as chances da criança não ter o vírus da Aids é de 80%”, informou.

A jovem, o marido e a filha de oito meses são assistidos pela Casa Irmãos da Solidariedade.

Na instituição nós encontramos um homem de 52 anos que descobriu a pouco mais de um ano que tinha contraído o vírus do HIV. Na época ele era casado, teve apoio de alguns familiares e amigos, enquanto outros não manifestaram ajuda. Chegou a ser internado cinco vezes, umas delas com herpes ostea no rosto, foi daí que a médica o disse que ele deveria fazer o teste do HIV, e deu positivo.

“Você passa por três fases, a primeira é a descoberta é um caos você fica do tipo morri, já era, como vou lidar com isso. Você entra em choque, a visibilidade de vida futura, é nula. Depois vem a aceitação, a transição de uma para outra é muito difícil, por fim você pensa vamos ver no que vai dar. Aí você entra na terceira fase que quando começa o tratamento”, relatou.

Hoje este homem fala que tem uma vida comum, estuda, namora, ajuda nos afazeres domésticos da instituição. “Aprendi que só depende de mim, sou portador de uma doença grave e progressiva, porém tratável. Vai lutar! Falaram isso pra mim e é o certo”, ressaltou.

APOIO E TRATAMENTOA Casa Irmãos da Solidariedade fez 24 anos no último dia 18 de julho, atualmente a instituição abriga 32 portadores do vírus HIV. Possui mais de 600 cadastrados, desses cerca de 180 continuam sendo assistidos e recebem auxílio médico, psicológico e medicamento para o tratamento da doença.

De acordo com a assistente social, Vanessa Quintanilha, a casa acolhe aqueles que não têm assistência familiar, que chegam ao local buscando um amparo.

“Hoje temos vaga para 50 pessoas, chegam aqui pacientes de outras instituições, pessoas do Rio, de Brasília, do Estado de Minas Gerais. Para ficar na casa existem algumas restrições não é permitido o uso de drogas, nem ter relações sexuais dentro da instituição. Aqui eles fazem exames para saber como estão as células de defesa, e exames para medir a carga viral, além de todo o acompanhamento médico”, explicou.

Os portadores da doença devem tomar cuidado para não contraírem nenhum outro tipo de doença. “Qualquer doença, até mesmo uma gripe ganha proporções maiores em um paciente que tem HIV, por isso é necessário cuidado”, informou. Mesmo assim eles não deixam de fazer atividades do dia-a-dia, vão ao cinema e a praia.

“Eles chegam sentindo que o mundo fechou as portas, aqui são tratados como cidadãos e acabam vendo as portas se abrindo novamente para uma nova caminhada. Uma caminhada saudável e digna”, finalizou.

Todos os dias o programa DST/Aids e a Casa Irmãos da Solidariedade, o Centro de Saúde e postos médicos fazem a distribuição gratuita de camisinhas. Prevenir é ainda a melhor maneira de não contrair as doenças sexualmente transmissíveis.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Novo Código de Postura aumenta proteção à população

Já está em vigor a Lei nº 8.243, criada pela Prefeita Rosinha Garotinho, no início deste mês, que altera alguns artigos da Lei nº 8.061/ 2008, que consolida o Código de Postura Municipal.
Com essa modificação, a prefeitura vai proteger ao máximo a integridade física dos cidadãos e o aspecto paisagístico do município. Entre as mudanças, previstas na nova lei, publicada na edição de 13 de julho de 2011 do Diário Oficial do município, estabelece novos procedimentos  para notificação e atuação de multas para as pessoas que forem flagradas colocando lixo ou entulho em terrenos particulares ou em vias públicas.
A Lei que consolida o Código de Postura Municipal também prevê multa para quem colar ou afixar cartazes e panfletos em postes, viadutos, terminais rodoviários, paradas de coletivos, diques, pontes, tapumes e outros espaços de domínio público. O Código de Postura Municipal estabelece ainda outras regras para a divulgação e exposição de propagandas de produtos, eventos ou serviços, como a propaganda visual em outdoors e a propaganda sonora em via pública por meio de megafones ou amplificadores de voz.
O diretor da Postura Municipal, Major Francisco Balbi, explica que o Código de Postura vai mudar radicalmente a relação dos proprietários de terreno baldios e proprietários de agências de propaganda com a prefeitura: “Com essa modificação, a prefeitura vai proteger ao máximo a integridade física da população e o aspecto paisagístico do município. As autorizações para propagandas em outdoors e painéis luminosos deverão passar pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico do Município (Coppam). Nós vamos  retirar o que está obstruindo os prédios históricos”, garantiu o diretor da Postura Municipal.
Especificamente sobre os terrenos baldios, o diretor da Postura Municipal acredita que a Lei vai resolver o problema da população: “O fiscal vai ao local e, se o terreno não estiver limpo e murado, o proprietário vai ser notificado. Se ele não fizer a limpeza imediata do terreno, vai ser multado no valor de um a três salários mínimos. O proprietário receberá a multa acrescida das despesas para sanar a penalidade, como o fechamento do terreno, que deverá ser feito em alvenaria. Trinta dias depois da notificação, a multa será acrescida de 20%. Se o infrator não pagá-la ou impugná-la, a ação de cobrança vai para execução fiscal na dívida ativa. Se a multa não for paga, os bens vão à penhora”, explicou Major Balbi.
- Outra opção é que o proprietário do terreno procure a Secretaria de Agricultura e coloque o terreno à disposição para a implatação de uma horta comunitária. Durante o tempo que o terreno fica com a horta, o proprietário não paga os serviços e taxas de lixo, por exemplo – informou.

Campos poderá contar com Centro para Pessoa com Deficiência

A secretária municipal da Família e Assistência, Izaura Freire, se reuniu nesta quarta-feira (20) com responsáveis por diferentes programas da secretaria, para organização de grupo de trabalho visando a criação de um Centro de Referência Multidisciplinar para a Pessoa com Deficiência. A próxima reunião do grupo será na segunda-feira (25), às 9h, no mesmo local.
De acordo com a secretária, o objetivo do Centro é mobilizar a sociedade, capacitar os profissionais da rede que trabalham com pessoas com deficiência, além de atender os usuários num todo. E, ainda, reunir, organizar e disponibilizar informações e serviços de interesse dessas pessoas, seus familiares, profissionais e serviços da área, tudo isso envolvendo a saúde, a educação, a assistência social e os direitos humanos.
- Claro que os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializado de Atendimento Social (CREAS) que farão o primeiro atendimento em seus territórios de abrangência. O Centro, como já dissemos, será uma referência para essas pessoas com deficiência, desenvolvendo uma série de atividades e, ainda, favorecendo o desenvolvimento da autonomia destes usuários – finaliza a secretária.

Sindicato dos Médicos reconhece avanços na Saúde

O vice prefeito, Doutor Chicão, acompanhado do secretário de Saúde, Paulo Hirano, recebeu no gabinete nesta quinta-feira (21) os diretores do Sindicato dos Médicos de Campos, Luiz Carlos Sell e Ezil Reis. Na oportunidade, os representantes do sindicato discutiram pontos da saúde pública do município e reconheceram avanços.
Luiz Carlos Sell afirmou que foram registradas melhorias na saúde de Campos, destacando a relação entre o governo e representantes do setor médico. “Estamos no meio de companheiros. O vice prefeito é médico. O secretário, que também é médico, é muito atuante. Reconhecemos as conquistas da categoria. Várias unidades foram reformadas”, confirmou o diretor do sindicato.
Doutor Chicão disse que a relação com os médicos é excelente, a exemplo do que acontece com os demais segmentos da sociedade civil. “Como fazemos com todos os setores. Por sermos médicos, sabemos das necessidades da categoria, com a qual temos um carinho especial, pelo fato de serem os médicos os responsáveis por preservar e salvar vidas”, afirmou Doutor Chicão.
Paulo Hirano lembrou que em relação à questão da imunização, o programa de Campos é o melhor do Brasil, conforme constatação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele também citou que o índice de mortalidade infantil até um ano reduziu em 40% com a vacina Prevenar. “Os investimentos também aumentaram. Atualmente, 25% do orçamento do município são destinados à Saúde”, informa.

Obras em Goitacazes avançam pela Rua Dario Canela

As obras da nova Linha do Limão, que estão sendo realizadas entre Goitacazes e Poço Gordo, já começam a favorecer os moradores das duas localidades, e avançam agora pela Rua Dario Canela, em direção à RJ-216. O trabalho de infraestrutura vai garantir o fim dos problemas de alagamento, que sempre afetaram o bairro, nos períodos de fortes chuvas.
A primeira etapa da estrada, que liga Goitacazes a Poço Gordo, já está praticamente encerrada, faltando pequenos detalhes, em frente ao Ciep, onde foi construído um ponto de visita, que vai garantir o escoamento de toda a água. Na Rua Dário Canela, a colocação de uma maior tubulação vai garantir a solução dos problemas dos moradores.
A obra foi dividida para que parte da pista pudesse ser liberada, a fim de garantir o trânsito em direção a Poço Gordo, que ficou prejudicado, antes da pavimentação. Agora, com a pista liberada, os trabalhos se direcionam para a parte urbana do trajeto.
Na Linha do Limão, foi feito um controle tecnológico, inédito em estradas construídas na região. e neste trabalho pode ser observada a qualidade do pavimento, o grau de compactação e, até mesmo, a umidade apresentada, a fim de prevenir a manutenção da obra por um tempo maior de durabilidade, já que a estrada é importante, não apenas para o deslocamento dos moradores daquela região, bem como para o escoamento da produção local.

Obras na RJ-216 prossegue com conclusão do sistema de drenagem

Prossegue na RJ-216, avenida que liga a área central do município ao distrito de Goitacazes, em pista dupla, o trabalho no sistema de drenagem que vai garantir, não apenas a captação de águas pluviais ao longo da avenida, como nos bairros cortados por ela, acabando com os problemas que existiam na temporada de fortes chuvas.
Uma galeria em condições de escoar toda essa água vem sendo construída ao longo da avenida nesta primeira etapa do projeto, entre a Avenida 28 de Março e a Estrada dos Ceramistas onde, além de enormes tubulações, foram construídos vários pontos de visita, que podem ser vistos ao longo da obra.
Após a conclusão do trabalho de instalação da infraestrutura sob a terra, vai ser iniciada a construção da fase final da segunda marginal – sentido distrito-centro da cidade – que vai retirar o trânsito que, atualmente, está sendo feito pela Estrada do Beco, aliviando assim o tráfego para os moradores do bairro da Penha. Em frente à Universidade Rural, o tráfego já foi liberado e com a ampliação da marginal os motoristas que trafegam pelo local passam a ter maior segurança, mesmo com a obra de grandes proporções.
Além disso, vai ser iniciada a construção de uma rotatória, no trevo do Parque Bela Vista, que vai ter as mesmas proporções do trevo que existe atualmente na Estrada dos Ceramistas. Com esse novo reordenamento do trânsito naquela área, a expectativa é de que a nova avenida possa beneficiar ainda os acessos ao Parque Imperial e Parque Santo Antônio, no futuro, através da nova avenida. Para este local está prevista ainda a construção da primeira passarela, que vai proporcionar uma maior segurança na travessia de pedestres. Outras duas passarelas estão previstas para Donana e em frente ao Hospital São José, em Goitacazes.
Além da duplicação em 6 km e pistas com 9 metros de largura, o projeto prevê a criação de canteiros; ciclovia e três passarelas. A reforma da RJ-216 foi dividida em três trechos, sendo o primeiro deles até a Estrada dos Ceramistas, que se encontra em andamento. Na segunda etapa, a obra vai se estender até a curva de Donana, enquanto na terceira etapa, a obra vai até Goitacazes.

Paisagismo dá um novo visual às praças da cidade

Quem circula pela cidade nos últimos dias pode ver de perto o trabalho de paisagismo que a prefeitura vem realizando e que vem dando um novo visual à cidade. Várias praças em diversas partes vem sendo reformadas no aspecto urbanístico e o trabalho recebe o elogio da população.
O trabalho, que vem sendo realizado pela Secretaria de Serviços Públicos, foi iniciado na Praça Nilo Peçanha, no Jardim São Benedito. Também já foi realizado na Praça Independência, que fica na descida da Ponte General Dutra, em frente ao Presídio Carlos Tinoco da Fonseca, e na Praça da Avenida Pelinca.
Na próxima semana, o trabalho deverá ser finalizado na Praça Maçon, junto à margem direita do Rio Paraíba e vai ser iniciado na Praça do Saco e no Antigo Trevo do Índio, na chegada da cidade e na Avenida Salo Brand, em Guarus.
Na Avenida Pelinca, esquina com a Rua Voluntários da Pátria, local de grande circulação de veículos, ao lado do chafariz, a reforma já pode ser vista, com jardins plantados em toda a extensão do terreno, onde antes as pessoas transitavam por sobre a grama. Foram plantados no local cinco mil mudas de diferentes espécies, entre palmeiras e plantas ornamentais, como clorofitos, buchinha e ixoria, entre outras plantas de floração. Em frente à ponte General Dutra, a Praça Independência recebeu uma completa revisão paisagística, com  a plantação de palmeiras, plantas e flores, além da colocação de placas de grama.

Pesquisa: Rosinha Garotinho com aprovação de 73% e seu Governo com 68%

Análise foi feita nas ruas de Campos pelo Instituto Precisão entre os dias 16 e 18 de julho

O Partido da República (PR) de Campos contratou a realização de uma pesquisa espontânea ao Instituto Precisão para a avaliação do Governo Municipal e a intenção de voto para a eleição 2012 e a divulgou nesta quinta-feira (21/07).

Os dados colhidos são altamente positivos ao Governo da Prefeita Rosinha Garotinho que tem maior aprovação na avaliação pessoal do que de seu governo. Ao todo foram entrevistados 1000 eleitores entre os dias 16 e 18 de julho, em todos os distritos, sendo que na área central foram 780 entrevistados. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

A aprovação do Governo está com 68% e o da Prefeita Rosinha Garotinho, quando colocada de forma pessoal, chegou aos 73%.

Quando a pesquisa vai para as intenções de votos para a eleição para o Poder Executivo em 2012, Rosinha Garotinho aparece com 38%, estando a 33% a frente de Arnaldo Vianna (PDT) que aparece com 5% e foi exatamente quem disputou a eleição em 2009 que venceu no 2º turno.

Ainda aparecem com 2% o presidente estadual do PR e deputado federal Anthony Garotinho ao lado da Professora Odete (PCdoB), além do deputado estadual Roberto Henriques, com 1%.


O que chamou a atenção nesta pesquisa é que 46% dos entrevistados, ou seja, 460 pessoas disseram que não sabem em quem vão votar ou não opinaram. Outros 7% votariam nulo ou branco, o que faz com que 53% não apontassem seus candidatos neste momento.

Quando o assunto é rejeição, o ex-prefeito Arnaldo Vianna ganha a ponta com 32%, seguido da Professora Odete, com 14%. Rosinha Garotinho tem 13% e Roberto Henriques 10%.

No cenário de um possível segundo turno entre Rosinha Garotinho e Arnaldo Vianna, Rosinha abre larga vantagem com 62% contra 23%. Neste caso, 15% votariam nulo ou em branco, ou não opinaram.

Também foi colocada em pauta o cenário entre Rosinha Garotinho e Roberto Henriques e neste caso, a atual Prefeita de Campos aumentou sua margem de vantagem, chegando aos 67% contra 13% do deputado estadual do PR.

DADOS DA PESQUISA01) Aprovação do Governo Municipal
* Aprova - 68%
* Desaprova – 24%
* Não sabe / Não opinou – 8%

02) Avaliação do Governo Municipal* Ótimo – 8%
* Bom – 38%
* Regular – 37%
* Ruim – 5%
* Péssimo – 10%
* Não sabe / Não opinou – 2%

03) Aprovação da Prefeita Rosinha Garotinho
* Aprova – 73%
* Desaprova – 21%
* Não sabe / Não opinou – 7%

04) Avaliação da Prefeita Rosinha Garotinho
* Ótimo – 19%
* Bom – 39%
* Regular – 26%
* Ruim – 6%
* Péssimo – 7%
* Não sabe / Não opinou – 2%

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Fundação Zumbi com inscrições abertas para Prevest

O Pré-Vestibular Social da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (Prevest) está com inscrições abertas desde a última terça (19). São oferecidas 200 vagas: 100 para o turno da manhã e 100 para o turno da tarde, sendo duas turmas de 50 alunos em cada turno. As inscrições estão sendo feitas das 8h às 12h e das 14h às 17h, na própria fundação.
  
Segundo o diretor Cultural da Fundação Zumbi dos Palmares, Juscelino Resende de Oliveira, para se inscrever, os candidatos devem apresentar documentos pessoais, como cópias da carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de renda e de residência, certificado ou declaração de conclusão do ensino médio ou de que está concluindo, além de uma foto 3x4 e certificado de reservista, se o candidato for do sexo masculino.
  
- O objetivo do Prevest é preparar os alunos para o vestibular das universidades públicas. Queremos preparar alunos para a segunda fase dos vestibulares e, principalmente, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que vai acontecer em outubro”, informou.
  
As aulas começam na primeira semana de agosto, a partir do dia primeiro. A Fundação Zumbi fornece material didático e uniforme (camisa) gratuitamente.

Campos se destaca na geração de empregos no Estado

O município de Campos é, mais uma vez, o campeão na geração de empregos formais no interior do Estado.  Em junho, foram geradas mais de 2.831 vagas e crescimento de 3,63%, em relação ao mesmo período de 2010. O presidente do Cidac (Centro de Informações e Dados de Campos), Ranulfo Vidigal, diz que o resultado é fruto dos programas de fomento da prefeitura para promover o desenvolvimento sustentável, como o Fundecana, que contribuiu para geração de empregos no segmento de agropecuária.

Campos deixou para trás Itaboraí, que ficou em segundo lugar, com 1.193 oportunidades formais, e Macaé, com 1.178 vagas, ficando atrás apenas da capital, Rio de Janeiro, que gerou 7.042 vagas em junho. Ranulfo avalia que o desempenho de Campos é superior ao do país, que registrou queda nacional de 13,4% na geração de empregos no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2010. O crescimento de Campos no semestre foi de 11,2%, na oferta de vagas, com crescimento de 650 vagas.

No primeiro semestre de 2010, a agropecuária em Campos gerou 1.847 empregos, mas agora no primeiro semestre de 2011 foram gerados 3.505 com carteira assinada, um salto de quase 90% em relação ao ano passado, graças ao fomento gerado pelo Fundecana.

De acordo com levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego, Campos apresentou crescimento na criação de novos postos de trabalho. No primeiro trimestre de 2010, foram gerados 5.862 empregos com carteira assinada, mas em igual período de 2011, foram gerados 6.519, e ficou com saldo positivo de 650 vagas de janeiro a junho, na comparação da diferença entre admissões e desligamentos no mercado de trabalho formal.

Nos dados do Caged, o setor industrial em Campos contratou menos no período (1.616 no primeiro semestre de 2010 contra 1.278 em igual período de 2011), mas isso é explicado em função do fechamento da usina Sapucaia. Outro setor que vinha num crescendo e apresentou desaceleração temporária é a construção civil: foram gerados no primeiro semestre de 2010, 1.692 empregos, contra 862 agora em 2011. Ranulfo destaca que a retração pode ser explicada com a paralisação de, pelo menos, sete grandes obras de uma só construtora particular de prédios de apartamentos e do restaurante da Uenf, que são grandes canteiros de obras e que empregavam pelo menos 300 pessoas.
    
- A indústria ressentiu com o fechamento de Sapucaia, mas entrou no cenário a usina Canabrava que, em 2010, processou 350 mil toneladas de cana e, agora, em 2011 projeta moer 700 mil toneladas e, neste momento, cadastra 70 motoristas. A construção civil continua crescendo, de forma mais lenta, mas com perspectivas de picos de aquecimento neste segundo semestre, devido aos novos empreendimentos já contratados para construção, como os quatro grandes hotéis que a cidade vai receber, os supermercados Atacadão, do grupo Carrefour, outro do Wal Mart, diversos condomínios habitacionais de grandes incorporadoras e ainda a contratação de mais duas mil casas populares em parceria com a Prefeitura - , analisa Ranulfo Vidigal.

Morar Feliz do Novo Jóquei passa pelos últimos retoques

As obras de construção das casas do Programa Morar Feliz no Novo Jóquei vêm sendo intensificadas. O conjunto habitacional deverá receber famílias que atualmente estão sendo favorecidas pelo aluguel social da prefeitura. A inauguração está prevista para o próximo dia 04, às 19h.

O Programa Morar Feliz vem beneficiando moradores de áreas carentes de todo o município. Já foram entregues unidades residências no Eldorado, Tapera, Parque Prazeres e Lagoa das Pedras. Outras obras do Morar Feliz também estão em execução no Eldorado, Tapera, onde vem sendo construídas as casas da segunda etapa do programa, além do bairro da Penha.
          
As casas construídas no Novo Jóquei estão praticamente prontas. Vão ser entregues nesta primeira etapa, 242 novas residências, sendo que 24 poderão receber moradores com deficiência, pois foram construídas com toda a infraestrutura de acessibilidade.
           
Para a inauguração do Novo Jóquei, estão sendo dados os últimos retoques na parte elétrica. Nesta terça-feira (19), funcionários da concessionária Ampla trabalhavam na preparação do sistema elétrico das últimas residências, enquanto operários davam os retoques finais.
           
Uma segunda etapa do projeto já se encontra em andamento no local, com a construção de 692 novas casas e outras 72 delas tem acessibilidade, contando com toda a infraestrutura necessária, como portas mais largas para passagem da cadeira de rodas, banheiro com corrimões e bancada higiênica rebatível para banho, além de textura em paredes externas.

Doutor Chicão abre Feira Regional de Artesanato

O vice prefeito, Doutor Chicão, abriu oficialmente, na tarde desta quarta-feira (20), a 2ª Feira Regional de Artesanato, a maior do estado do Rio, acompanhado do presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Jivago Faria. A feira prossegue até sábado (23), na Praça São Salvador, com entrada gratuita.

Após a abertura do evento, a banda da Guarda Municipal executou o Hino Nacional. Doutor Chicão cumprimentou o maestro Rafael Almeida, visitou os estandes dos 14 municípios e 10 projetos participantes e cumprimentou os artesãos. Ele foi homenageado com um artesanato entregue por representantes do programa Economia Solidária, da Secretaria de Família e Assistência Social.

- Dados recentes do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontam que Campos é ums das dez cidades do país em geração de empregos com carteira assinada. Isso demonstra que o trabalho que estamos realizando rendeu bons frutos – ressalta Doutor Chicão.

O vice prefeito disse que ele e a prefeita Rosinha Garotinho estão felizes com o trabalho realizado pela Codemca. Ele pediu desculpas aos comerciantes e à população em geral, pelos transtornos causados pelo trânsito, já que a feira está montada na Praça São Salvador e em parte da Praça Quatro Jornadas, fechando a Rua Alberto Torres neste trecho, por causa das obras de restauração do Monumento ao Expedicionário.

Durante a feira serão realizadas oficinas de bijuteria com fibra de bananeira, fuxico, tear manual, cestaria em jornal, patchwork, brincando com papel, bagaço de cana e customização, gratuitamente. Ao todo, são oferecidas 380 vagas. As inscrições estão sendo feitas no estande da Codemca.

Doutor Chicão visitou a oficina de bijuteria com fibra de bananeira e ressaltou a importância das oficinas e do artesanato. “A vida é de estudo e de aprimoramento. “Estamos também aprendendo com os 14 municípios participantes da feira”, afirma, destacando o incentivo que o governo Rosinha tem dado aos artesãos. 

Segundo o presidente da Codemca, Jivago Faria, a 2ª Feira Regional de Artesanato faz parte das ações do governo por uma Campos melhor. “No ano passado, na primeira edição da feira tivemos a participação de sete municípios. Nesta segunda edição são 14 municípios. Isso representa o potencial de crescimento do artesanato do município”, pontua.

terça-feira, 19 de julho de 2011

IFF abre inscrições para Curso a Distancia em Segurança do Trabalho

No total serão oferecidas 100 vagas para o pólo da sede do município e 50 vagas para o pólo do Açu.

O IF Fluminense vai abrir nesta quarta-feira (20/07), as inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico de Nível Médio a Distância em Segurança do Trabalho, em São João da Barra. No total serão oferecidas 100 vagas para o pólo da sede do município e 50 vagas para o pólo do Açu, que funciona na Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza.

As inscrições vão até o dia 11 de agosto e poderão ser feitas pela internet, no www.iff.edu.br ou nos próprios pólos. Na sede do município o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. No Açu, os interessados deverão comparecer à EM Chrisanto Henriques de Souza às terças e quartas, das 13h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A taxa de inscrição é de R$ 12,00 e os candidatos deverão ter concluído o Curso Técnico de Nível Médio ou o Ensino Médio. Só serão aceitas inscrições realizadas com documentos de identificação oficiais com foto e CPF do próprio candidato.

Implantado em São João da Barra no final de 2010, com o processo seletivo para o primeiro semestre de 2011, oferecendo 50 vagas para sede do município e 25 para a praia do Açu, o Curso Técnico em Segurança do Trabalho é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Federal Fluminense. A duração é de 2 anos e, ao final do curso, o aluno receberá o diploma Técnico em Segurança do
Trabalho.

                                                      

domingo, 17 de julho de 2011

ELEIÇÕES EM CAMPOS: GAROTINHO DIVULGA PESQUISA.

Após comentar sobre uma pesquisa que mostraria um empate técnico entre a prefeita Rosinha Garotinho, o ex-prefeito Arnaldo Vianna (PDT) e o deputado estadual Roberto Henriques (PR), o deputado federal Anthony Garotinho (PR) disse hoje (16), no rádio que a realidade é outra. Esbanjando confiança, ele aproveitou para divulgar uma pesquisa solicitada pelo seu grupo. Os números seriam:

Rosinha Garotinho com 61%,

Arnaldo Vianna com 14%,

Roberto Henriques com 6%,

Odete com 3%,

Odisséia com 1%.

Fonte: Blog do Bastos (Postado via IPad)

sábado, 16 de julho de 2011

É Rosinha trabalhando!! Construção da galeria das ruas 1 e 2 segue em direção à lagoa

A obra de construção de uma ampla galeria de águas pluviais que a prefeitura vem realizando em Guarus, na confluência das ruas Walter Kramer e Humberto de Campos, mais conhecidas como ruas 1 e 2, vem sendo realizada em ritmo intenso e caminha com rapidez, em direção à Lagoa do Vigário, para onde as águas vão ser escoadas em período de chuvas. Apesar de ser uma galeria de grandes proporções, única maneira encontrada pela engenharia para resolver os problemas do bairro, o trabalho vem sendo feito dentro do programado e, muito em breve, o ponto de visita que está sendo construído no local vai ser ligado a um segundo ponto, do outro lado da Avenida Carmem Carneiro, interligando o sistema, com a galeria que já foi construída até a Lagoa do Vigário.
O trabalho mais difícil vem sendo realizado neste momento, com os trabalhadores sendo abastecidos de oxigênio, dentro da galeria, que vem sendo armada, à medida que a terra é retirada e o terreno revestido ponto a ponto, chapas de aço galvanizado (Armco), que tem 1,6 metro de diâmetro, proporção necessária para o escoamento das águas. Após a colocação do material, uma camada de concreto vai ser colocada para garantir a segurança da obra.
O ponto de visita está sendo construído com uma profundidade de sete metros e a estrutura se fez necessária em razão do declive da Rua 1, que teve que ser compensado. A ligação com a Lagoa do Vigário, que vem sendo feita, vai ter 22 metros e caminha a uma média de 1 metro e meio por dia, o que é considerado um trabalho rápido, em razão das dificuldades encontradas.
Nas ruas 1 e 2 todo o trabalho de infraestrutura foi finalizado e agora vem sendo feita a pavimentação de paralelepípedos, o que vai fazer com que as ruas possam ser liberadas de uma vez por todas para o tráfego, uma expectativa dos moradores.

IFF: termina nesta segunda inscrição ao Processo Seletivo do Núcleo Avançado de SJB

As inscrições para o Processo Seletivo do Núcleo Avançado de São João Barra começaram no dia 29 de junho e terminam na próxima segunda, dia 18. As vagas são para os Cursos Técnicos de Nível Médio em Metalurgia e Eletromecânica para o 2° semestre de 2011.
As inscrições podem ser feitas pela internet, no endereço www.iff.edu.br ou no Pólo de Educação à Distância do IF Fluminense em São João da Barra, mediante pagamento da taxa de inscrição no valor de R$12,00, através da Guia de Recolhimento da União (GRU). São 180 vagas distribuídas entre os cursos oferecidos pelo IF Fluminense para os candidatos que tenham concluído a 2ª série do Ensino Médio (antigo 2°. Grau) ou de curso equivalente.
A prova será realizada no dia 31de julho, das 9h às 12h. Os candidatos deverão chegar ao local 1h antes do início das provas e munidos de Documento de Identificação Oficial com foto, Cartão de Confirmação de Inscrição, lápis e caneta preta.
No caso de perda de um desses documentos, deverá ser apresentado Boletim de Ocorrência Policial no qual conste a perda ou o extravio do(s) mesmo(s), de forma a ser realizado um procedimento de identificação especial no dia da prova.
O acesso ao local do concurso será fechado 20 minutos após o início das provas.
O IF Fluminense colocará à disposição, na Internet <www.iff.edu.br>, o gabarito oficial do concurso logo após sua realização. Qualquer questionamento, por parte do candidato, em relação ao gabarito oficial, deverá acontecer no prazo máximo de 24 horas (um dia útil), a partir da divulgação do mesmo.
No dia 04 de agosto a relação dos classificados será divulgada no portal do IF Fluminense e no Núcleo Avançado de São João da Barra. Os candidatos classificados deverão efetuar a matrícula no Registro Acadêmico do Núcleo
Avançado, no período de 08 a 10 de agosto, das 14h às 19h.
O candidato, cujo nome não constar na relação de inscritos disponibilizada na página www.iff.edu.br, deverá comparecer de 26 a 28 de julho de 2011, das 14h às 19h, ao Departamento de Concursos e Processos Seletivos, localizado à Rua Dr. Siqueira, nº. 273 – Parque Dom Bosco – Campos dos Goytacazes/RJ, Bloco A – sala 135 portando original e cópia dos comprovantes de inscrição e de pagamento ou isenção da taxa de inscrição.

IFF abre inscrições para cursos de informática em Campos

Curso serão oferecidos gratuitamente a comunidade 

O IFF Campos abre inscrições nos próximos dias 18 e 19 inscrições para os cursos gratuitos com as 140 vagas sendo preenchidas de acordo com ordem de chegada. São cursos básicos de Windows, Word e Internet.

As vagas são destinadas a pessoas com idade mínima de 15 anos e escolaridade até 7ª série do fundamental, antiga 6ª série. O edital prevê que "findo o oferecimento de vagas, haverá uma lista de espera, durante o período de inscrição, que será utilizada em caso de desistência de inscritos."

Os candidatos deverão apresentar no momento da inscrição os seguintes documentos: Cópia do CPF, da carteira de identidade ou da certidão de nascimento/casamento e cópia do comprovante de escolaridade. Cursos têm carga horária total de 50 horas/aula e semanal de 4 horas/aula. Mais informações podem ser obtidas aqui no site do IFF.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Bairro Legal do Eldorado: prefeita Rosinha Garotinho entrega a 1ª primeira fase

A prefeita Rosinha Garotinho, acompanhada do vice-prefeito Doutor Chicão e do sec. de governo Geraldo Pudim, entregou a primeira fase do Programa Bairro Legal do Parque Eldorado. Ao todo, 10 ruas já receberam obras de infraestrutura, urbanização e tratamento paisagístico. Com o benefício, os moradores ganham em qualidade de vida e valorização dos imóveis, que estarão em um bairro com total estrutura.
As ruas que, antes, eram esburacadas ou em chão de terra batida, que provocava transtornos aos moradores, com poeira ou lama, agora estão de cara nova. Ruas asfaltadas, com calçadas padronizadas e com sinalização tátil para deficientes visuais.
A prefeita Rosinha Garotinho já entregou obras do Bairro Legal no Bairro Brilhante, em Ururaí; em Donana, e no momento executa obras nos bairros da Penha, Lapa e também executa a segunda etapa que contempla moradores de mais 32 ruas no Eldorado.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Faetec dispõe cursos de qualificação profissional na área de soldagem

Inscrições gratuitas estão disponíveis até o dia 16 no site do Centro de Democratização Digital.
Desde o dia 04 de julho estão abertas e vão ate o dia 16 as inscrições para acesso aos cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC, na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Fundação Dr. João Barcelos Martins, em Campos.

Estão sendo oferecidos diversos cursos na área de soldagem como Inspetor de Soldagem Nível I; Soldagem de Maçarico; Soldagem de Eletrodo Revestido; Soldagem Mag e Soldagem Tig; além de curso básico em Calderaria, Calderaria e Encanador Industrial.

As inscrições estão disponíveis no site do Centro de Democratização Digital (CDD), da Faetec Digital. Podem se inscrever os candidatos com idade mínima de 18 anos que tenham o ensino fundamental completo. Os sorteios serão online e acontecerão no dia 18/07, à partir das 10h.

CURSOS E VAGAS
- Básico de Calderaria – 16
- Calderaria – 16
- Encanador Industrial – 16
- Inspetor de soldagem nível 1 – 32
- Soldagem Maçarico – 64
- Soldagem de Eletrodo Revestido – 16
- Soldagem Mag – 32
- Soldagem Tig – 16

DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃOPara efetivação da inscrição online o candidato deve estar munido dos seguintes documentos:
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Documento de identidade;
- CPF do próprio candidato (* obrigatório para o cadastro);
- Comprovante de residência (conta de luz, gás ou telefone);
- Comprovante de escolaridade conforme pré-requisito do curso pretendido;
- As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do candidato ou de seus responsáveis, se menor de idade;
- O candidato poderá inscrever-se em apenas um curso de qualificação profissional, além de um curso de idioma ou informática ou práticas esportivas;
- Ao final da inscrição o candidato deverá imprimir o comprovante de inscrição;
- Após o encerramento do período de inscrições será gerada uma listagem geral, por Unidade Escolar, contendo todos os candidatos inscritos, de acordo com o curso escolhido.

SORTEIO
- O sorteio público online, que se destina à seleção de alunos para o preenchimento de vagas nos cursos de Formação inicial e Continuada da Fundação de Apoio a Escola Técnica, ocorrerá no dia 18/07/2011;
- A listagem dos candidatos contemplados no sorteio será divulgada no endereço eletrônico www.faetec.rj.gov.br/sca/resultados_online.html
- Cada Unidade deve afixar em mural ou local de fácil visualização a listagem dos candidatos contemplados no sorteio;
- Cada candidato contemplado terá direito à vaga no curso pretendido, conforme ordem de classificação da lista gerada após o sorteio;
- Os candidatos que não forem contemplados para as vagas oferecidas constarão de uma listagem de espera, conforme ordem de classificação do sorteio. Essa listagem terá validade até o dia 08/08/2011.

MATRÌCULA
- Os candidatos sorteados deverão apresentar, no ato da matrícula, todos os documentos que comprovem as informações prestadas no ato da inscrição e os documentos de escolaridade requeridos como pré-requisitos do curso pretendido. A não apresentação da documentação requerida acarretará na desclassificação do candidato;
- No ato da matrícula a U.E providenciará a fotografia do contemplado;

Atenção
O candidato que não comparecer na semana de matrícula (de 18/07/11 a 22/07/11) perderá o direito a vaga;
O candidato inscrito para atividade esportiva deverá apresentar, no ato de matrícula, documento médico atualizado atestando que se encontra apto a desempenhar a atividade desejada;
O candidato inscrito para os cursos de música devem possuir o instrumento musical necessário às aulas do curso escolhido.