quinta-feira, 19 de maio de 2011

Prefeita Rosinha Garotinho inaugura o Creas-Mulher

Campos é um dos poucos municípios do país que já conta com um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)-Mulher. O órgão, inaugurado nesta quarta-feira (18), na rua 1º de Maio, 39, pela Prefeita Rosinha Garotinho e pelo vice-Prefeito, Doutor Chicão, pode ser classificado como um estágio mais avançado em termos de políticas públicas para as mulheres, principalmente as vítimas de violência, levando-se em consideração que muitas cidades só têm Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam) ou Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam), ambos municipais e o último regido por normas estadual e federal.
  
O Creas-Mulher, ligado à secretaria municipal da Família e Assistência, surge na cidade a partir da fusão dos dois núcleos (Niam e Neam), atendendo a toda a família e não só à mulher. O homem, em papel de agressor, também terá acompanhamento, porque é necessário que ele saia desta condição. E as crianças, se for o caso, serão encaminhadas para os órgãos competentes. A função do Creas-Mulher e, ainda, resgatar o vínculo familiar.
   
A Prefeita Rosinha Garotinho destacou as várias outras ações de políticas públicas voltadas à mulher, desenvolvidas no município, como por exemplo, a  vacina contra o HPV. E, ainda, que não mede esforços para fortalecer as ações que visem à mulher, citando, também, a política da habitação, com as casas do Programa Morar Feliz registradas em nome das mulheres.
   
- O mais importante é que estamos estendendo a mão às famílias que estão desajustadas, como forma de reerguer o vínculo familiar. Aqui as portas estarão sempre abertas, com a equipe acolhendo a mulher, elevando sua alto estima - afirma a prefeita.
  
O vice-Prefeito, Doutor Chicão, acrescentou que deseja que no Creas-Mulher, as ações, assim como na saúde, sejam preventivas. “As campanhas educativas devem seguir essa diretriz, de prevenção, para que não tenhamos tantos problemas. Acredito na prevenção, como ação de combate à violência, seja ela em todos os aspectos”, afirma o vice-prefeito.
   
A secretária municipal da Família e Assistência, Izaura Freire, destaca a matricialidade familiar como ponto de referência para as ações. “Importante que a gente está em um governo que atende a família como um todo, a mulher, homem e criança. E quando a gente abre uma casa como esse, neste mês das noivas, é emblemático. Embora a violência continue crescente em todo o país, as mulheres, principalmente as do município, sabem que tem instrumentos governamentais ao seu lado e que podem contar com eles, o que faz com que elas tenham coragem de denunciar”, finaliza a secretária.
   
Discursaram ainda em nome das mulheres, a coordenadora do Creas-Mulher, Terezinha Moura, a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Margarida Mendes, além da vereadora Odisséia Carvalho. A inauguração contou com a presença de representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, componentes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Comudes), secretários, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário