terça-feira, 31 de maio de 2011

CVT de Cerâmica com 288 vagas disponíveis em três cursos profissionalizantes

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Cerâmica de Campos está com inscrições abertas para três cursos profissionalizantes, oferecidos gratuitamente pela Fundação de Amparo à Escola Técnica (Faetec), num total de 288 vagas. Os interessados devem procurar a instituição educacional que está localizada no prédio da Escola Técnica João Barcelos Martins até o dia 4 de junho. Estão sendo oferecidos cursos nas áreas de Logística Básica, Auto Cad Básico e NR 10, 11 e 12.Para o curso de Logística Básica são 60 vagas para aulas na parte da manhã e 60 para a tarde. Para o curso de Auto Cad Básico são 48 vagas por dois turnos: tarde e noite.

Já o de NR (Normas Regulamentadoras) 10, 11 e 12 são 60 vagas para um turma à tarde, mais 60 disponíveis para o turno da noite. Para todos esses cursos o requisito básico é ser maior de idade (18 anos) e ter concluído o Ensino Fundamental.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas das 7h30 às 22h. Para o preenchimento das vagas será realizado um sorteio presencial — data e horário serão divulgados no ato da inscrição. O CVT de Cerâmica está localizado na Avenida Alberto Lamego, 712, no Parque Califórnia, em frente ao Horto Municipal.

Renner inaugura loja em Campos e faz doação à prefeitura

A Secretaria Municipal da Família e Assistência Social recebeu nesta segunda-feira (31), 1.500 peças de roupas, doadas pelas Lojas Renner, que inaugurou hoje, em Campos, sua 130ª loja do país. O subsecretário Marco Soares representou a Prefeita Rosinha Garotinho, recebendo das mãos do diretor de Operações da empresa, Paulo Soares, uma placa simbolizando a doação, que acontecerá, de fato, dentro de 15 dias.
   
A doação é uma praxe da empresa, em toda a cidade onde uma Renner é inaugurada. O diretor de Operações, Paulo Soares, ressalta o padrão do empreendimento inaugurado no Shopping Boulevard que, segundo ele, irá superar às expectativas dos clientes. São 2 mil 889m2 de área, num investimento de cerca de R$ 5 milhões, que gerou quase 260 empregos diretos e indiretos.
   
O subsecretário Marco Soares, explicou que diversas ações que foram implementadas no Governo Rosinha Garotinho, fizeram e ainda fazem com que empresários de todo o país escolhessem a cidade para investir, promovendo o desenvolvimento de todo o município, gerando renda e trabalho.
   
- A doação tem destino certo. Hoje mesmo constatamos uma fatalidade, quando uma casa foi incendiada e a família, composta por mãe e cinco filhos, ficou desamparada. A Prefeita Rosinha Garotinho já determinou que a família receba uma casa do programa Morar Feliz e muitas dessas peças de roupas também serão destinadas à ela - finaliza o subsecre-tário.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tributarista diz que apreensão de carros emplacados fora do RJ é ilegal

Constrangimento e prejuízos justificam Ação Indenizatória.

Há algumas semanas, os motoristas que trafegam em Campos foram surpreendidos pela intimidadora abordagem de policiais civis portando armamento pesado, em blitzens realizadas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro e pelo Detran-RJ, à caça de cidadãos campistas que emplacaram seus veículos em outros estados para fugir do IPVA mais caro do país. Durante essas operações, centenas de veículos foram apreendidos, e muita gente sofreu constrangimentos e até ameaças de prisão.
Emplacar fora é ilegal
De acordo com o advogado e vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carlos Alexandre Campos, especialista em tributos “O campista que tem domicílio aqui em Campos — domicílio dentro do conceito tradicional, de residência com ânimo definitivo — tem que emplacar o veículo dele em Campos, ou no mínimo, no estado do Rio de Janeiro, para poder pagar o IPVA dele no estado do Rio de Janeiro. A lei do IPVA diz que o fato gerador é a propriedade e o contribuinte é aquele que é domiciliado ou residente no estado do Rio. Então, se você é domiciliado no estado do Rio, você tem uma obrigação tributária, se proprietário de veículo, com o estado do Rio. Existem casos duvidosos, não tenha dúvida. O mais simples de resolver: a pessoa não tem apartamento, não tem imóvel nenhum no Espírito Santo. Há uma simulação de um domicílio no Espírito Santo. Cria-se o endereço e se afirma que essa pessoa reside lá ou tem domicílio lá. É óbvio que, a partir dessa simulação, criando domicílio no Espírito Santo, nesses casos, é evidente a ilicitude, é evidente a ilegalidade.”, afirma Alexandre, ressaltando que existem duas ilicitudes: “Uma como meio e outra como fim. O meio é a falsidade ideológica: você declarar uma situação jurídica falsa, uma situação como meio para obter a vantagem tributária. Então, quando você faz isso, você realiza um crime de falsidade ideológica. Mas, quando esse crime de falsidade ideológica foi realizado para o fim de reduzir o tributo, o crime tributário encampa a falsidade ideológica. Ela foi mero meio para se chegar ao fim.”, esclarece o advogado.
Ninguém é obrigado a portar atestado de residência para dirigir seu veículo
O vice-presidente da OAB também teceu observações a respeito das apreensões realizadas em Campos, consideradas truculentas e abusivas, e explicou, por exemplo, que em hipótese alguma o motorista pode ser obrigado a portar atestado de residência para justificar o emplacamento em demais estados, como foi exigido pela Polícia e o Detran a centenas de motoristas em Campos.
Segundo o advogado, a exigência aos motoristas feita por policiais e agentes do Detran-RJ para que mostrassem “atestado de residência” não faz nenhum sentido, já que o Código de Trânsito prevê que os motoristas estejam munidos somente de Carteira de Habilitação e documentos do carro.

Apreensões são ilegais, e constrangimento e prejuízos justificam ações indenizatórias
Motoristas comuns foram constrangidos nas ações da Polícia Civil e Detran-RJ por conta do emplacamento em outros estados, mas, como noticiado pela Somos, os órgãos responsáveis pelas blitzens fizeram, como ainda fazem, vista grossa a centenas de veículos de concessionárias e grandes empresas que atuam em Campos e que circulam deliberadamente pela cidade com placas de estados onde o IPVA é bem mais barato que no Rio, como o Paraná. Por ironia, até os carros especiais utilizados pelo próprio Detran-RJ na fiscalização são emplacados no Paraná, onde o IPVA é de apenas 1%. Mas é o cidadão comum que é abordado, pressionado, constrangido, que tem o carro apreendido e tem de arcar com os gastos de reboque e estadia do veículo.
Segundo Alexandre, “Existe uma jurisprudência do Supremo de que não pode se apreender bens e mercadorias para pagamento de tributo, para forçar o pagamento de imposto”.
“Seu carro está emplacado no Espírito Santo… o que existe é uma presunção, apenas uma presunção, de que você emplacou o carro no estado errado e o imposto deveria ser pago aqui. Nesse caso, os agentes podem dar prazo de 24 ou 48 horas para a pessoa levar o atestado de residência do Espírito Santo para a polícia. Caso a pessoa não o faça, aí, sim, esse auto de constatação vai virar um auto de infração e, paralelamente, um inquérito policial. O auto de infração vai cobrar o imposto e o inquérito policial vai discutir a questão do crime contra a ordem tributária. Agora, apreender… apreender é abuso de autoridade total. Um absurdo.”.
Prejudicados devem recorrer
Alexandre também explica que as pessoas que tiveram seus carros apreendidos nas operações e rebocados pela Pátio Norte podem recorrer entrando com uma ação contra o estado por danos morais e materiais. “Cabe uma ação ordinária de indenização por danos morais e materiais, mostrando que a pessoa foi exposta ao ridículo, o dano moral, e que teve danos materiais, pelo que ela perdeu por não utilizar o carro (que usava para trabalhar, por exemplo), e aquilo que ela pagou de reboque, estadia etc…  A ação é contra o estado do Rio de Janeiro e o que se está pedindo é a indenização em razão do procedimento errado que eles utilizaram, ainda que o imposto seja realmente devido ao Estado do Rio de Janeiro”, explica.

Diretor da LLX detalha Super Porto em reunião do Comudes

Mais de 120 pessoas, além de conselheiros, participaram da reunião do Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável, na manhã desta segunda-feira (30), no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia de Campos. A terceira sessão ordinária do Comudes foi presidida pela Prefeita Rosinha Garotinho e contou com a presença do diretor comercial da LLX Logística S.A., Valdir Da Llorto, que proferiu a palestra Investimentos do Complexo do Porto do Açu.

O especialista detalhou o mega empreendimento, com as perspectivas de investimentos e impactos e, após a palestra, se colocou à disposição para o debate. A prefeita destacou que foi a oportunidade para a sociedade civil organizada conhecer a grandeza do projeto, que representa a “redenção econômica da região”.
― Grandes empresários demoram a decidir pelo investimento mas, depois de decidido, querem urgência na contratação de mão de obra. Por motivos políticos, a Petrobras foi levada para Macaé, atraindo para aquele município as empresas do setor. A população de Macaé não estava capacitada e não foi empregada. Agora, com o Porto do Açu, a região norte está ressurgindo. O crescimento econômico é real e verificamos a iniciativa privada investindo pesado em Campos. As empresas da cadeia produtiva vão se instalar e Campos se apresenta como polo. Vamos precisar de mais vagas em escolas, universidades, hospitais. A demanda será enorme e daí nossa preocupação com algumas questões, como por exemplo, a de como fazer parcerias para promover a qualificação dos habitantes daqui, para haver responsabilidade social. Fala-se do crescimento da região e queremos participar, acompanhar os projetos e apontar o que é possível e o que não é ― , falou Rosinha.

A preocupação da prefeita tem base em indicativos, como do IBGE, que já apresenta um crescimento populacional em Campos e São João da Barra em detrimento do esvaziamento de outros municípios da região: “Empresas da cadeia produtiva do Porto do Açu se instalarão no entorno e Campos é o polo da região. Temos a promessa de Eike Batista para, juntos, qualificarmos mão de obra. Por sinal, esse é o primeiro pedido que faço aos empresários que vêm instalar suas firmas em Campos: que qualifiquem os campistas para serem empregados nelas”.

Falando como representante do Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), Ana Lúcia Boynard falou da necessidade de trabalhar a qualificação tendo em vista que “o mercador contratador diz não existir mão de obra qualificada”. “Temos duas preocupações principais: uma territorial, que demanda a revisão do Plano Diretor; e outra relacionada à mão de obra, pois a lógica do capital é “estou aqui e preciso disso” e, assim, quem estiver pronto será inserido. Campos será o maior vitimado e é impossível atender sozinho a toda demanda de educação, saúde etc. É preciso trazer os outros municípios atingidos para essa discussão”.
 O conselheiro Almy Júnior, reitor da Uenf, também manifestou a preocupação: “Temos notícias da geração de cerca de 50 mil empregos e nenhuma instituição de ensino de Campos está preparada para conseguir formar essa mão de obra. O Comudes tem um desafio enorme de discutir essa questão, que vai demandar a participação dos governos municipal e estadual, porque nosso problema hoje não é só a qualificação da mão de obra, mas a qualificação dos qualificadores que vão formar esse mão de obra”, falou o reitor, que teve o discurso reforçado pelo colega de conselho, o presidente da Fundenor, José Carlos Menezes, que solicitou que, dentro desse fomento, parte dos recursos sejam destinados à qualificação para áreas rurais, para evitar a evasão do campo.

Projeto de capacitação em discussão dia 6 - Como resposta às solicitações e questionamentos da prefeita e conselheiros relacionados aos investimentos do Porto do Açu, Da Llorta disse que todo o projeto será discutido junto ao governo e à sociedade e sugeriu uma reunião com especialistas do Departamento de Responsabilidade Social e Gestão Integrada da LLX, para melhor detalhamento da questão. Ficou previamente agendada uma reunião no próximo dia 6, no gabinete da prefeita Rosinha Garotinho, onde um projeto de capacitação encaminhado ao Grupo EBX será debatido.

O Conselho foi implantado com a finalidade de unir governo e sociedade civil organizada na discussão das medidas que assegurem o crescimento do município. Na oportunidade, foram discutidos temas como desenvolvimento regional com a instalação do Complexo Industrial do Açu, alteração do plano-diretor do município e qualificação de profissionais.

Na abertura da reunião, Valdir Da Llorto apresentou um vídeo sobre o grupo EBX - investimentos, projetos e parcerias estratégicas com empresas. O diretor comercial da LLX destacou o Porto do Açu como o maior comércio porto-indústria da América Latina. “O grupo EBX está preocupado com o crescimento sustentável do país. O porto do Açu é o mais próximo da Bacia de Campos”, explicou Valdir Dallorto.

- Uma empresa se instala na região após um longo período de pesquisas. Se grandes empresas estão vindo para a nossa cidade, como Carrefour, Walmart, Hotéis Barra Flat, nos permite afirmar que está havendo um crescimento significativo na região. Precisamos qualificar os profissionais para o trabalho, através de cursos e capacitações – destacou a prefeita Rosinha Garotinho.

Na ocasião, estavam presentes o vice-prefeito Doutor Chicão, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Nelson Nahim, membros de conselhos municipais, representantes do governo, entre outras autoridades. Mais detalhes sobre a reunião, daqui a pouco.

sábado, 28 de maio de 2011

Renatinho do Eldorado: Prefeitura Presente e Record atendem 15 mil pessoa...

Renatinho do Eldorado: Prefeitura Presente e Record atendem 15 mil pessoa...: "Aconteceu hoje na Praça São Salvador, a 44ª edição do Prefeitura Presente. Neste sábado (28), o projeto é realizado em parceria com o progra..."

Prefeitura Presente e Record atendem 15 mil pessoas no Centro

Aconteceu hoje na Praça São Salvador, a 44ª edição do Prefeitura Presente. Neste sábado (28), o projeto é realizado em parceria com o programa Balanço Geral da TV Record, que comemora quatro anos. O evento foi iniciado às 8h e prosseguiu até as 12h. De acordo com a emissora, os shows programados – Dibobeira, Segredo de Estado, Hu Gererê, Catukaí, a dupla Gabi e Morette a a participação do humorista Amin Khader- serão iniciados por volta das 10h30. O Secretário de Governo, Geraldo Pudim, abriu mais uma edição do Prefeitura Presente.

- A edição de hoje é especial, em virtude dessa parceria com a Record. Além disso, o Prefeitura Presente é um grande sucesso, e uma demonstração disso é a participação em massa da população que aprovou o programa. Basta ver a presença das pessoas em cada uma das edições”, destacou o Secretário Municipal de Governo, se referindo ao número de atendimentos realizados pelo Prefeitura Presente, aproximadamente 200 mil em 43 edições.

A procura por um dos mais de 40 serviços oferecidos gratuitamente pelo Prefeitura Presente, foi desde cedo. A doméstica Dilcineia Silva Coutinho, de 30 anos, trouxe o filho de 6, Rafael Coutinho dos Santos, para ser atendido pela pediatra. “Interessante ter essa programação aqui na Praça. Facilita bastante, pois o atendimento é rápido. Aposentada, Maria Rita Rangel, 66, deu entrada na  2ª via da carteira de identidade. “É interessantíssimo”, disse.
O evento lotou a Praça São Salvador, e o que não faltaram foram opções para lazer e atendimento para os cuidados com a saúde. Enquanto no palco artistas regionais cantavam rock, samba, pagode e outros ritmos, nos estandes a população acesso a mais de 40 serviços, incluindo atendimento médico, jurídico, e os baixinhos se divertiam no Brincadeira de Criança. De acordo com a Guarda Civil Municipal, cerca de 15 mil pessoas estiveram na Praça e 5,5 mil foram atendidas pelo Prefeitura Presente.

O secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano, ressaltou a importância do evento. “Vamos semanalmente aos bairros levando diversas ações, assim como hoje aqui. É um grande evento, e uma parceria importante”, disse o secretário. Apresentador do programa Balanço Geral, que comemorou quatro anos no ar, Alexandre Tadeu também exaltou a parceria. “Nenhum de nós é tão importante quanto todos nós juntos. Essa parceria mostra isso”, diz. A 45ª edição do programa Prefeitura Presente será no próximo sábado (04), em Rio Preto.

Na Praça, quem foi atendido saiu satisfeito, caso de Débora Silva Ferreira, 30 anos, que tirou a 2ª via da carteira de trabalho, no estande da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. “Nossa, isso aqui é muito bom e prático. Adiantou bastante a minha vida”, destacou ela. O aposentado de 80 anos, Manoel Augusto Crisanto Peçanha, aproveitou para cortar o cabelo. “Moro em Santa Rosa e vim aqui só para acertar o cabelo. É de graça e muito bom”, elogiou.

Sessão Ordinária do Comudes na segunda com diretor comercial da LLX

O Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes) estará se reunindo novamente na próxima segunda-feira (30/05) em sessão ordinária que será realizada no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia, a partir das 10h, onde estarão integrados políticos e participantes da sociedade civil de Campos e região, e nesta em especial contará com a participação do diretor comercial da LLX, Valdir Dallorto.

O secretário de Governo, Geraldo Pudim, destaca que será uma oportunidade para todos tirarem dúvidas, conhecer projetos dos grandes empreendimentos que são implantados na região e também opinar com sugestões.

“Na ocasião, sociedade civil organizada, poder público e classe política terão a oportunidade de sanar dúvidas e compreender como um todo o projeto de grandes empreendimentos do Grupo EBX. O representante do grupo proferirá palestras com os temas Investimentos do Porto do Açu e Complexo  Logístico”, declara Geraldo Pudim.

De acordo com Pudim, o Comudes está sendo procurado para a apresentação de respostas relacionadas aos temas que serão apresentados pelo diretor comercial da LLX.  “São dúvidas verificadas em todos os segmentos e de toda a região. Por exemplo, fala-se muito do quantitativo de recursos, de indústrias que se instalarão no entorno do porto, de um mineroduto; mas todos querem conhecer melhor o projeto, querem respostas quanto ao nível de investimentos, o perfil de mão de obra, entre outras. Na reunião, teremos um especialista para dirimir essas questões”, concluiu o Secretário.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Rosinha Garotinho anuncia esta noite: R$ 34 milhões em obras do ‘Bairro da Lapa ’

O bairro da Lapa será reestruturado pela Prefeitura de Campos, com obras do Programa Bairro Legal. O anuncio será feito pela  Prefeita Rosinha Garotinho  na noite desta sexta-feira (27), a partir das 19h, em reunião com os moradores do bairro, o início da obras de transformação do bairro. O Programa Bairro Legal, que vem sendo realizado em vários bairros de Campos e já beneficia os 

moradores do Parque Brilhante, em Ururaí, e em Donana, deverá transformar para melhor a vida dos moradores da Lapa, um dos bairros mais tradicionais da cidade. O trabalho vai ser realizado na Lapa e bairros adjacentes, favorecendo todos os moradores da região, com a construção de toda a infraestrutrura que já vem sendo colocada em prática nos demais. A obra, avaliada em cerca de R$ 34 milhões, prevê a drenagem de todo o bairro, com a recuperação da rede de esgoto, com ligação domiciliar de esgoto sanitário, rede de abastecimento de água potável, recuperação asfáltica, execução de obra em todas as calçadas do bairro, com implantação de acessibilidade e implantação do sistema de sinalização vertical e horizontal.
A Prefeita Rosinha Garotinho transforma mais um bairro da cidade em Bairro Legal, cumprindo promessa feita em campanha, aos moradores do bairro. “Estou muito feliz, porque é mais um bairro legal que vamos lançar. O Bairro Legal da Lapa e adjacências, pegando ali a Avenida São João da Barra, a Riachuelo, e outras ruas. Na semana passada já entregamos as obras da primeira etapa de Ururaí e todo o Bairro Legal de Donana, prontinho, todo novo. Estamos com muitas obras em andamento na cidade, como o Morar Feliz e o Bairro Legal. Nos outros governos, as pessoas não sabiam onde os royalties eram gastos, mas no nosso governo todo mundo vê as obras, os grandes projetos acontecendo”, afirma a prefeita.
O projeto básico do Bairro da Lapa, que fica localizado na margem direita do rio Paraíba, vai garantir maior qualidade de vida para os moradores não apenas da Lapa, mas também bairros vizinhos. “Vai ser um bairro todo remodelado, atendendo a várias ruas, como estamos fazendo em mais sete comunidades que estão recebendo o Bairro Legal. Na Lapa e nas ruas ali perto, nós vamos investir na completa recuperação. O bairro vai ficar mais bonito, porque vai ganhar obras de urbanismo, vamos plantar árvores, instalar lixeiras, fazer nova sinalização”, declarou a Prefeita Rosinha Garotinho.

Prefeita Rosinha entrega à população estradas reformadas

A Prefeita Rosinha Garotinho, junto com o vice-Prefeito Doutor Chicão, inaugurou ontem (quinta-feira, 26) as obras de recuperação de dois trechos das Estradas do Bugalho e Carmo, importantes vias para a ligação de várias localidades e para o escoamento da produção da principal micro região do pólo ceramista, no 4º distrito na Baixada Campista. Nas estradas trafegam, por dia, centenas de caminhões, carregados de produtos agrícolas e de argila (matéria-prima para as olarias) e, também, com tijolos, blocos cerâmicos e telhas, destinados aos inúmeros canteiros de obras em Campos, região e para a cidade do Rio.

- Até novas pontes, em concreto protendido, são construídas em decorrência dos empreendimentos de grande porte como o Complexo Porto do Açu e o Complexo Farol Barra do Furado, que atrairão novas empresas para a Baixada Campista e que vão precisar de estradas com infraestrutura adequada - destacou a prefeita.
 
Rosinha lembrou que outras importantes obras já foram realizadas e que outras estão em andamento em diversas regiões da Baixada Campista, como a Estrada da Linha do Limão, entre a RJ-216, desde Goitacazes até o Veiga; a Estrada de São Bento, que também recebe investimentos na construção de nova infraestrutura.

- Estou feliz, porque estamos realizando benefícios para os moradores de todo município. Aqui em Poço Gordo, além da recuperação da Estrada, já trouxemos outros benefícios, como a reforma da creche, da escola, reabrimos o Peti, que havia sido abandonado há vários anos, e reformamos a Unidade Básica de Saúde (UBS) e providenciamos uma ambulância nova - enumerou a prefeita.

“Nós estamos gastando os recursos dos royalties de forma que todos vejam onde estão sendo gastos, ao contrário do que faziam antes, quando todos indagavam para onde ia o dinheiro”. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (26) à noite, pela Prefeita Rosinha Garotinho, no distrito de Poço Gordo, na inauguração das estradas do Bugalho e do Carmo, importantes na ligação da RJ-216 (Campos-Farol), com vários distritos da região. Nesta sexta-feira (27), a prefeita se encontra com os moradores da Lapa, onde vai anunciar o lançamento oficial do Projeto Bairro Legal, que vai transformar a vida dos moradores, repetindo o sucesso já alcançado em Ururaí e em Donana, onde as obras foram inauguradas na semana passada.

RosinhaGarotinho lembrou de outros benefícios para a baixada. Entre eles, ela destaca obras em Poço Gordo e na estrada de São Bento, entre outras. E, ainda, o programa Emergência em Casa e a passagem social a R$ 1, beneficiando especialmente as pessoas que há tempos não podiam se deslocar até à cidade para visitar parentes. A prefeita anunciou, ainda, a reforma da praça do distrito de Saturnino Braga, além  da também reforma e ampliação da creche local.


O vice-prefeito Doutor Chicão ressaltou a preocupação da Prefeita Rosinha com a preparação da cidade para o desenvolvimento que ela mesma planejou e viabilizou para Campos e para a região Norte e Noroeste Fluminense quando governadora do Estado, criando lei para incentivo fiscal e agências de fomento para viabilizar a implantação de empresas no interior e promover o desenvolvimento sustentável.

- Sabemos que o futuro passa pela Baixada Campista. As plataformas de petróleo que atraem empresas do setor para o nosso o litoral, como o futuro aeroporto da Petrobras; o porto do Açu, o  complexo Farol Barra do Furado, tudo isso vai trazer mais desenvolvimento e a Prefeita Rosinha  já trata da preparação da infraestrutura receber grandes empreendimentos, que vão gerar empregos e riquezas para a Baixada e para a nossa região. Ela já está fazendo a duplicação de parte da RJ-216, que é um rodovia estadual, e preparando estradas, como esta que atende aqui a comunidade e produtores de Poço Gordo e localidades vizinhas - observou o Doutor Chicão.


O secretário de Obras e Urbanismo, César Romero, ressaltou que "as estradas de ligação com a região portuária recebem escavação e colocação de materiais especiais na base, numa preparação para o tráfego futuro que será mais intenso e com veículos mais pesados".

terça-feira, 24 de maio de 2011

Prefeitura Presente sábado na praça junto com a TV Record

A Praça São Salvador voltará a receber uma edição do Programa Prefeitura Presente, a 44º, no sábado (28), das 8h às 12h. O evento é em parceria com o programa Balanço Geral da TV Record, que está comemorando quatro anos. O anúncio foi feito pelo Secretário de Governo, Geraldo Pudim, em entrevista à emissora, ontem (segunda-feira, 23). Até agora, o Prefeitura Presente atendeu aproximadamente 200 mil pessoas. Em 15 de maio de 2010, Prefeitura e TV Record fizeram uma parceria e o Prefeitura Presente também foi na Praça São Salvador, recebendo em torno de 20 mil pessoas.
   
Além dos quase 40 serviços oferecidos gratuitamente em cada edição do Prefeitura Presente, a TV Record anunciou que preparou uma programação especial que terá as apresentações dos grupos Dibobeira, Segredo de Estado, Hu Gererê, Catukai, da dupla Gabi e Morett e a presença do humorista Amin Khader, que atua no programa da emissora Show do Tom.
   
O Secretário de Governo elogiou a parceria. “Para nós é muito bacana termos a TV Record como parceira num programa tão importante como é o Prefeitura Presente. Já estamos chegando a 200 mil atendimentos”, destacou Geraldo Pudim.           
   
Serviços - Pediatra, clínico geral, cardiologista, geriatra, ginecologista, marcação de consultas on-line, Programa Hiperdia, aferição da pressão arterial, acuidade visual e auditiva, encaminhamento para fisioterapia, nutricionista, psicólogo, dentista, entrega de medicamentos após consulta médica, corte de cabelo, distribuição de mudas e de preservativos.
   
Durante o programa, é oferecido, ainda, cadastramento no Cartão Campos Cidadão, isenção para a segunda via da carteira de identidade, confecção de currículos, pré-inscrição para cursos de qualificação profissional, animadores culturais, Biblioteca Volante, ônibus da vacinação,  projetos Brincadeira de Criança e Dentinho Saudável, contação de história, cinema no ônibus, dobradura, bola mania, pintura facial, livre e de tela, Tenda Espaço da Criança e outros.

Rosinha Garotinho inaugura na quinta-feira estradas na Baixada Campista

A Prefeita Rosinha Garotinho volta a inaugurar obras na Baixada Campista, a exemplo do que aconteceu ontem (segunda-feira, 23), quando entregou aos moradores de Tócos, a praça principal totalmente reformada. Na próxima quinta-feira (25) vão ser entregues as estradas do Bugalho e do Carmo, importantes na ligação da RJ-216 (Campos-Farol), com vários distritos da região. A solenidade está marcada para às 19h, no distrito de Poço Gordo.
      
As duas estradas têm papel importante na interligação entre os distritos da Baixada Campista, beneficiando moradores, bem como produtores e ceramistas que vão ter novas opções para o escoamento da produção, além de facilitar ainda o trajeto dos moradores de distritos como Beira do Taí e São Sebastião.
     
As duas obras fazem parte de um investimento que a prefeitura vem fazendo nas estradas da Baixada Campista e que inclui, ainda, a Linha do Limão, que liga Goitacazes a Poço Gordo, e a Estrada de São Bento, que se torna a cada dia mais importante, por ser uma das principais ligações da região com o Complexo do Açu, que se encontra em desenvolvimento.
        
Bugalho - Na Estrada do Bugalho, o acúmulo de água no período de chuva forte, que sempre prejudicou os moradores do local, foi resolvido com a completa recuperação do asfalto, bem como a implantação de um eficiente sistema de escoamento, através de galerias de águas pluviais. Todo o sistema de drenagem que foi feito na estrada vai em direção ao entroncamento com a Linha do Limão, preparada para receber o escoamento dos bairros existentes entre Goitacazes e Bugalho.
      
Todo o asfalto que existia na Estrada do Bugalho teve que ser removido para que a nova estrada pudesse receber os melhoramentos e a colocação de uma rede de escoamento, o que era um dos principais pedidos dos moradores daquela área.
     
Carmo - No local foi feita compactação do solo, em parte da estrada, que recebeu o recapeamento asfáltico, abrangendo cerca de 350 metros. No total foram cerca de 2,5km de estrada. Como apresentava trechos que favoreciam o acúmulo de água, a estrada passou ainda por uma correção, com o reforço do sub-leito e aterro compactado. O novo traçado da pista ganhou um maior espaço, garantindo o tráfego com mais segurança e rapidez no local.

Pai ou Filho, Novos embates políticos previstos para 2012

Aos poucos o clima eleitoral começa a tomar conta dos municípios brasileiros na expectativa das eleições que ocorrerão em 2012, em pleitos onde estarão sendo eleitos prefeitos e vereadores.

E quando falamos de clima quente em eleição, não podemos deixar de destacar o cenário regional e com um destaque todo especial, os “confrontos” entre "pai e filho" que travaram duelos em 2008 deverão se enfrentar novamente em 2012.

Além disso, muitos políticos que caminharam juntos em 2008 dessa vez estarão em palanques opostos. É o caso do deputado federal Anthony Garotinho (PR) e da prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PMDB). Em SJB há fortes indícios de que o candidato a Prefeitura, apoiado pela Prefeita será o vereador Neco (PMDB), conforme já anunciado pela própria Prefeita. Já Garotinho está desde já dando todo apoio a Betinho Dauaire (PR), ex-adversário de Garotinho e Carla Machado, que hoje é do PR, partido presidido por Garotinho no Estado. Já Carla Machado é do PMDB, do governador Sérgio Cabral e adversário de Garotinho.

Em Campos deverá haver mais uma vez o encontro entre os dois principais grupos políticos. No último confronto, o grupo do "Pai", Anthony Garotinho (PR), representado por sua esposa e também ex-governadora, Rosinha Garotinho, venceu a própria "filho", o ex-prefeito Arnaldo Vianna (PDT).

Garotinho defende a reeleição de Rosinha. Dessa vez nem há certeza de que Arnaldo será candidato. Vale lembrar que nas últimas eleições ele teve problemas com o seu registro eleitoral por conta de uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). Dessa vez, segundo Arnaldo, “está tudo resolvido”, mas ainda não houve uma decisão sobre candidatura. Especula-se nos bastidores até que ele poderá se lançar candidato a Câmara de Vereadores.

Mas em Campos, outro nome surge com destaque no tema rompimento. O deputado estadual Roberto Henriques (PR), teve sua primeira dissidência com o presidente estadual do partido, Anthony Garotinho já na primeira discussão da Alerj, quando o partido não aceitara a indicação de Paulo Melo (PMDB).  Daí pra frente o que se tem visto e principalmente ouvido são trocas de acusações e enfrentamentos que já haviam sido vistos entre os dois, quando já estiveram em lado opostos.

Há a ameaça de punição por parte do PR a Roberto Henriques que inclusive estaria sendo apontado como possível nome também para a eleição municipal em Campos, em 2012, mas por outro partido, que poderiam ser o próprio PMDB, ou o novo PSD, ambos com o apoio do Governador Sérgio Cabral.

QUISSAMÃ - Na briga familiar do município de Quissamã, Armando Carneiro bateu Octávio Carneiro em 2008 e conquistou a reeleição. Dessa vez, o vitorioso deverá indicar alguém e o derrotado tentará uma revanche, lembrando que Armando não pode concorrer a novo pleito em 2012, por estar exercendo seu segundo mandato consecutivo.MACAÉ - Na eleição de 2008 em Macaé, o prefeito Riverton Mussi (PMDB) bateu o tio, Silvio Lopes (PSDB), ex-prefeito, que o lançou e pretendia voltar à Prefeitura. Riverton está exercendo o seu segundo mandato e irá indicar candidato.

SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA - A disputa na cidade de SFI tem uma particularidade ainda mais tensa. O Prefeito Beto Azevedo (PMDB) teve total apoio do ex-prefeito do município e ex-deputado estadual Barbosa Lemos, que fortaleceu o apoio de Garotinho no processo eleitoral e indicou o seu filho, Frederico Barbosa Lemos (PR) para compor a chapa como vice. Depois da eleição o “caldo” já começou a azedar. Para alguns, Barbosa Lemos que retomou recentemente o direito de poder se candidatar, deverá se lançar candidato, caso contrário poderá ser seu filho. Enquanto isso, outro nome tido como certo, o de Pedrinho Cherene (PSC), filho do ex-prefeito Pedro Cherene, que já tem conversado constantemente e recebido apoio do grupo de Garotinho, o mesmo que tem fortes ligações com Barbosa Lemos.

ITAPERUNA - No município de Itaperuna, mesmo antes do falecimento do prefeito Claudão, o vice prefeito Fernando Paulada, que hoje está no poder, já demonstrava não concordar muito com o chefe do executivo. Agora, no comando da Prefeitura, ele deverá enfrentar aliados de Claudão.

ITALVA - Em Italva, com o falecimento do prefeito Eliel Almeida, o vice Joelson Gomes (PDT) assumiu e rompeu com o grupo do ex-prefeito, chegando a exonerar a viúva de Eliel, Sônia Ribeiro, já em 2010.

SÃO FIDÉLIS – O ex-prefeito por dois mandatos, David Loureiro (PR) se prepara para mais uma disputa em sua cidade, e deverá estar frente a frente com Luiz Fenemê (PMDB), exatamente quem indicou para sua sucessão e com quem teve o rompimento político anunciado logo após o último pleito.

A HISTÓRIA SE REPETE - "Filhos" superaram "Pais" também em outras cidades como Rio das Ostras, com Carlos Augusto Balthazar (PMDB) e Sabino (PSC) e em Cabo Frio, com o Alair Corrêa (PMDB) e a criatura Marquinhos Mendes (PSDB).

Para especialistas, o enriquecimento com royalties do petróleo é responsável pelo grito de independência dos ‘discípulos’. “O tamanho dos cofres leva os administradores a ter relativa autonomia. Sendo assim, passam a querer andar com suas próprias pernas e deixam seus 'criadores' para trás”, avaliam analistas.

11 alimentos que ajudam a construir os músculos

Eles ajudam na formação e na manutenção do tecido muscular:

Começar a fazer aulas de musculação é a primeira medida de quem está procurando um corpo mais definido. Além disso, ter uma alimentação adequada faz diferença para os resultados aparecerem. "Esta questão é incontestável. Uma alimentação deficiente ou desregrada pode afetar diretamente o rendimento e o resultado de um treino, principalmente pelo consumo errado de carboidratos, ou por outro lado, o seu consumo exagerado momentos antes da prática física" explica a nutricionista Maria Luiza Bellotto, especializada em Nutrição Esportiva.
Segundo a especialista, assim como alguns alimentos podem atrapalhar o desempenho, outros ajudam na formação dos músculos, na manutenção da saúde do tecido muscular e aumentam a energia durante o exercício.
O nutriente mais importante para quem está em busca de músculos mais volumosos e definidos é a proteína. "As proteínas têm a função de reparar as microlesões que ocorrem como um processo fisiológico normal quando se pratica atividade física e proporcionar a sua regeneração e formação de novas células musculares. Elas também têm o papel fundamental para a formação de hormônios em geral e transporte de nutrientes pelo corpo", explica Maria Luiza Bellotto.
Por isso, para ficar em forma e melhorar o resultado do treino, escolha os alimentos certos para colocar no prato. 
Ovo: Ele possui aminoácidos essenciais para formar o tecido muscular e também para mantê-lo funcionando bem. "A gema do ovo é formada por proteína de alto valor biológico. Assim, ela combate microlesões e ajuda novas células a serem formadas", diz. Além disso, o ovo também é fonte de vitamina D, que aumenta a síntese de proteínas e, consequentemente, ajuda na formação de novos músculos.

Azeite de oliva: Rico em gorduras monoinsaturadas e polifenóis, o azeite de oliva impede a oxidação de tecidos, processo que leva ao envelhecimento dos músculos. Ele também diminui os níveis de colesterol ruim, o LDL, na corrente sanguínea, previne contra acidentes vasculares e infartos e ainda dá mais energia. De acordo com a nutricionista, essas gorduras são fontes de energia para as células de todo o corpo, aumentando a resistência das células musculares.


Abacaxi: Leve e refrescante, o abacaxi é ideal para ser consumido um pouco antes do treino. Ele é fonte de potássio, magnésio e cálcio, minerais diretamente envolvidos na contração muscular. Contém também as vitaminas A, B1 e C, que impedem a oxidação dos músculos. "Alimentos de baixo a médio índice glicêmico, de fácil digestão e com fibras, como as frutas, são ótimas para serem consumidas antes do treino, já que não pesam no estômago e contém nutrientes e vitaminas importantes para o corpo"

Soja: Um estudo feito pela Universidade de Evansville, nos Estados Unidos, concluiu que a proteína da soja atua na síntese e na reposição de proteínas perdidas durante a atividade física. Assim, colocar soja na dieta ajuda não só na formação do tecido muscular como também em sua manutenção.

Cereja: Consumir essa frutinha duas vezes por dia ajuda a reduzir as dores musculares causadas por exercícios físicos, diz um estudo feito pela Universidade de Northumbria, no Reino Unido. "A cereja tem grandes quantidades de potássio, fibras e vitamina C, nutrientes importantes para o corpo, e que podem acelerar o processo de recuperação muscular", diz a nutricionista Carla Fiorillo, da Unifesp

Espinafre: Quem sempre comeu espinafre pensando no exemplo do Popeye acertou em cheio. Essa verdura tem octacosanol, uma substância presente em vegetais verde-escuros que aumenta a captação de oxigênio pelos músculos. "O octacosanol potencializa o processo de geração de energia pela quebra de açucares, gorduras e proteínas. Portanto, se não aumenta de modo significativo a força muscular, ao menos já sabemos o espinafre participa diretamente no metabolismo de produção de energia para os músculos", explica Maria Luiza Bellotto 

Carne vermelha: Ela é a principal fonte da vitamina B12, indispensável para o bom funcionamento das células nervosas e musculares do corpo. Além disso, a carne vermelha é fonte de todos os aminoácidos essenciais para o organismo, ferro, zinco e proteínas. Na hora de escolher a carne, vale a pena escolher os cortes magros, como maminha, lagarto e filé mignon.

Agrião: Fonte de ferro e vitamina C, essa hortaliça diminui a fadiga muscular causada por atividades físicas muito intensas, segundo um estudo feito pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos. 


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Rosinha Garotinho inaugura hoje praça no distrito de Tócos

A Prefeita Rosinha Garotinho,
inaugura nesta segunda-feira (23), a praça Athaíde Barbosa, no distrito de Tócos. Entre tantas que estão sendo reformadas no município pela Secretaria de Obras e Urbanismo, a pedido dos moradores esta praça foi totalmente remodelada, com nova área de lazer para a prática de esportes e atividades sociais. A praça ganhou uma quadra coberta, playground e nova urbanização, além da reforma do palanque e dos dois quiosques que foram mantidos como o projeto original.
   
Segundo o motorista, Paulo Rodrigues, 52 anos, a reforma trouxe diversos benefícios para o local. “Antigamente havia muita lama por aqui. Agora, o espaço está limpo e organizado, além das crianças poderem brincar tranquilamente no parque”, disse o morador da localidade.
   
O estudante Caique de Oliveira, 7 anos, está contente com a área de lazer para as crianças. “A praça está muito bonita. Eu venho brincar aqui todos os dias. Ando de bicicleta e brinco com os meus amigos”, informou Caique.
   
A nova quadra poliesportiva proporciona aos moradores condições para a utilização em atividades esportivas como o futsal, voleibol e basquete. Com a reforma, fica garantida, para a população, uma ampla área de lazer, eliminando as condições de riscos e de insalubridade para a população, já que a praça se encontrava totalmente deteriorada antes da reforma. Tocos agora conta com um ambiente adequado, com conforto e segurança para a comunidade.

CONCURSO BANCO BRASIL Inscrições abertas com provas dia 7 de agosto

O processo seletivo é para formação de cadastros de reserva para o cargo de Escriturário.

Começaram nesta segunda-feira (23/05), as inscrições para o Banco do Brasil, para profissionais com Nível Médio completo, e idade mínima de 18 anos. O processo seletivo é para formação de cadastros de reserva para o cargo de Escriturário.

As oportunidades são para as unidades do Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina (exceto para as cidades de Florianópolis, Criciúma, Itajaí, Blumenau, Joinville, Lages, Chapecó).

Para concorrer, basta que o candidato efetue sua inscrição pelo www.concursosfcc.com.br, até o dia 13 de junho ou através dos postos de atendimento nos estados citados, das 9h às 12h e das 13h às 17h, conforme consta no edital. O valor da taxa será de R$ 40,00.

A avaliação dos inscritos compreenderá exame de habilidades e conhecimentos por meio de aplicação de provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos, e está prevista para o dia 7 de agosto. A confirmação da data, horários e locais será divulgada no Diário Oficial da União, disponibilizada no site da organizadora e também por meio dos Cartões Informativos que serão encaminhados aos candidatos por e-mail.

Inicialmente os aprovados assinarão Contrato Individual de Trabalho, a título de experiência de 90 dias, terão direito a salário mensal de R$ 1.280,10 e gratificação semestral de 25%, por jornada de trabalho de 30h semanais.

Além disso, haverá a possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação e acordo sindical vigente e possibilidade de participação em planos assistenciais e previdenciários complementares.

A seleção ficará a cargo da Fundação Carlos Chagas.

INCRIÇÕES PARA A FAETEC 3.406 vagas em cursos técnico e superior

As inscrições começam nesta segunda-feira e ficam abertas até o dia 17 de junho

Quem procura oportunidade de fazer uma especialização técnica de nível médio ou ensino superior em alguma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, já pode se inscrever para o processo seletivo 2011.2. São 2.606 vagas em cursos técnicos - sendo 2.476 vagas no técnico subsequente (para quem já terminou o Ensino Médio), 50 para o técnico de Comércio com concomitância externa e 80 de especialização em Enfermagem do Trabalho - e 800 vagas para o ensino superior, em cursos dos Institutos Superiores de Tecnologia e de Educação.

As inscrições começam nesta segunda-feira (23/05) e ficam abertas até 17 de junho. Os interessados podem se inscrever pela internet, por intermédio do site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br) ou da Fundação Dom Cintra (www.domcintra.org.br), responsável pelo concurso, que traz também outras informações sobre a seleção.

Os candidatos às vagas do ensino médio, de especialização de nível técnico e do ensino superior deverão, além de preencher o formulário, imprimir o boleto bancário e, em seguida, pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 38 na rede bancária, o que automaticamente confirmará a inscrição. O período para solicitar isenção para pagamento da taxa de inscrição vai desta segunda (23/05) a quinta-feira (26/05).

Nos cursos técnicos, 5% das vagas são destinadas a pessoas portadoras de deficiência. O período para a entrega do laudo médico é o mesmo do da inscrição, de 23/05 a 17/06. Já para os cursos dos Institutos Superiores de Tecnologia e de Educação, 45% das vagas são reservadas para os candidatos comprovadamente carentes, de acordo com a Lei nº 5346/08. O período para a pré-inscrição no sistema de cotas vai de 23 a 26 de maio. Os alunos cotistas receberão uma bolsa-auxílio durante o curso.

SISTEMA DE COTAS
Serão reservadas 45% das vagas aos candidatos inscritos nos cursos de nível superior, comprovadamente carentes, assim definidos na Lei nº 5346/08, respectivamente:

- 20% para estudantes oriundos da rede pública de ensino que tenham cursado integralmente todas as séries/anos de escolaridade do 2º segmento/ciclo/série do ensino fundamental e do ensino médio em escolas públicas de todo território nacional;

- 20% para estudantes negros e indígenas;

-  5% para pessoas com deficiência que atendam às determinações da Lei Federal nº 7853/89 e o Decreto nº 3298/99, para filhos de policiais civis, militares, bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.


CALENDÁRIOS PARA AS VAGAS NOS CURSOS TÉCNICOS
Inscrições - 23/5 a 17 de junho

Pedidos de isenção de pagamento da taxa de inscrição e pré-inscrição no sistema de cotas - 23/5 a 26/5

Último dia para postagem do requerimento de isenção e documentação comprobatória  - 27/5

Resultado do pedido de isenção de pagamento - 10/6

Divulgação da verificação do laudo médico - 20/6

Divulgação dos locais das provas - 5/7

Provas objetivas e redação - 10/7

Divulgação da classificação final e lista de espera - 20/7

Matrícula - 25/7 a 29/7


CALENDÁRIOS PARA AS VAGAS NOS CURSOS SUPERIORES
Inscrições - 23/5 a 17 de junho

Pedidos de isenção de pagamento da taxa de inscrição e pré-inscrição no sistema de cotas - 23/5 a 26/5

Último dia para postagem do requerimento de isenção, de pré-inscrição no sistema de cotas e documentação comprobatória - 27/5

Resultado do pedido de isenção de pagamento e da pré-inscrição no sistema de cotas - 10/6

Divulgação dos locais das provas - 5/7

Provas objetivas e redação - 10/7

Divulgação da classificação final e lista de espera - 2/8

Matrícula - 3/8 a 5/8

As pessoas que têm dificuldade de acessar a internet e querem participar do concurso podem procurar atendimento nos polos do programa Faetec Digital. São 25 endereços com monitores habilitados para orientar na inscrição do concurso. Os monitores vão auxiliar no preenchimento do formulário e, se necessário, na emissão do boleto bancário. Os polos da Faetec Digital atendem gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. 

Prefeitura forma nova turma da Guarda Mirim

Cento e dois alunos, integrantes do Programa Guarda Mirim 2011, implantado pela Fundação Municipal da Infância e Juventude, se formaram em cerimônia realizada neste sábado (21), na Praça São Salvador. A banda musical da Guarda Civil Municipal abriu o evento com o Hino Nacional Brasileiro, por volta das 9h. O vice-prefeito Doutor Chicão representou a prefeita Rosinha Garotinho, juntamente com o deputado federal Anthony Garotinho, que foi homenageado como patrono, criador do programa que vem beneficiando crianças e adolescentes de famílias de Campos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
   
De acordo com o presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude, Mário Lopes, o programa foi criado há 14 anos e que foi reativado no governo Rosinha Garotinho. “Durante esse tempo já tivemos muitos jovens e adolescentes formados e encaminhados à vida com disciplina e objetivos. No Guarda Mirim, os alunos aprendem noções de defesa civil, de sociologia, relações humanas no trabalho e, ainda, recebem uma bolsa que varia de 100 e 230 reais, conforme a idade do aluno. Agradecemos à prefeita Rosinha, que tem marcado o seu governo com uma atenção especial aos que mais precisam”, salientou Mário Lopes.
   
O vice-prefeito Doutor Chicão destacou a importância de programas municipais, como o Guarda Mirim: “São programas que criam oportunidades para milhares de crianças e adolescentes, com atividades que reforçam o ensino regular e oficinas de trabalho que ajudam esses alunos a terem uma visão otimista de futuro”, destacou Chicão.
   
O deputado federal Anthony Garotinho foi escolhido pelos alunos como patrono da turma Guarda Mirim 2011 e recebeu homenagens. “Esse programa é uma grande chance, uma porta que se abriu para inúmeros jovens de Campos. Sinto-me muito honrado em ser homenageado por esses alunos e, principalmente, por ver os frutos de um programa que foi criado por mim anos atrás e restabelecido pela prefeita Rosinha, que reconhece a importância do projeto”, ressaltou Garotinho.
  
Atualmente, 400 adolescentes fazem parte da Guarda Mirim. Para se candidatar à vaga é necessário ter de 12 a 16 anos. Jovens de 12 a 14 anos participam de atividades esportivas na fundação e os de 15 anos aprendem mecânica, informática, eletrônica e arte em madeira. Já os adolescentes entre 16 e 18 anos atuam nas secretárias municipais e demais órgãos da prefeitura.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Festa de Santa Rita em Lagoa de Cima começa hoje

A 49ª Festa de Santa Rita de Cássia, padroeira de Lagoa de Cima, começa nesta sexta-feira (20) e vai até domingo (22), com o apoio da prefeitura. Procissão de barcos, passeio ciclístico, torneio infantil de montain baike, Regata de Vela Interestadual, cavalgada e shows com Lene Moraes e Ailton dos teclados fazem parte da programação.
  
Cerca de 20 mil pessoas estão sendo esperadas para os três dias do evento, de acordo com a previsão de Mário Arêas Filho, da comissão organizadora da festa. “Muita gente vai a Lagoa de Cima a pé ou de bicicleta, um percurso de 23 km, para pagar promessa. A festa recebe também pessoas de municípios vizinhos, como Quissamã e Conceição de Macabu”, informa.
   
Programação - Na sexta-feira acontece oração do terço, às 18h, seguida de louvor com o ministério Segredo de Maria, de Ponta da Lama, às 19h; e show com o cantor Alex. Os shows serão realizados no palco montado ao lado da igreja da padroeira.
   
No sábado (21) a programação começa com a Regata de Vela Interestadual, no Yatch Club Lagoa de Cima, a partir das 8h. À noite, a partir das 18h, vai acontecer oração do terço, seguida de louvor com o grupo jovem de Ururaí. Para às 20h, está programado o leilão de animais, seguido do show da sambista Lene Moraes, às 21h.
   
A programação de domingo (22), dia da padroeira, será aberta com o 7º Passeio Ciclístico de Campos a Lagoa de Cima. A saída está marcada para às 8h, com saída às 8h, do contorno, na BR 101. Os interessados podem se inscrever pelo site www.igrejadesantaritadecassia.com.br, até sábado. A partir das 9h será realizada a 4ª Campanha de Bem-Estar do Lions Club de Campos, com atendimento médico e odontológico e exame de sangue.
   
A procissão de barco sairá às 10h, do Yatch Club Lagoa de Cima. A 10ª Cavalgada de Santa Rita de Cássia, que vai contornar os 18 km da Lagoa de Cima, sairá às 11h, da igreja da santa, após a benção da imagem, pelo padre Murialdo Gasparetti, pároco da Catedral Diocesana. Em seguida ele celebra a missa.
   
Às 13h, será realizado o Torneio Infantil de Montain Bike. Para às 18h está programado um bingo. A atração da noite será o show de Ailton dos Teclados, às 20h. A festa termina com uma queima de fogos, às 22h.
   
História - A Igreja de Santa Rita de Cássia foi construída no alto do morro pelo lado do Yatch Club Lagoa de Cima, em 1962. A primeira igreja, que pegou fogo, foi construída no pé do morro, pelo vigário João Carlos, pai do abolicionista José do Patrocínio, que era devoto da santa. Toda a área, que era uma fazenda, pertenceu ao vigário de João Carlos. Lagoa de Cima foi visitada pelo imperador Dom Pedro II, que a comparou aos lagos suíços.

Rosinha Garotinho anuncia reforma do mini-hospital de Travessão

Em visita ao distrito de Travessão na tarde desta quinta-feira (19), a prefeita Rosinha Garotinho anunciou a reforma estrutural imediata do mini-hospital e determinou a elaboração de estudo para ampliação definitiva do mesmo. Para isso, Rosinha solicitou à Secretaria de Obras e Urbanismo a elaboração de um estudo para analisar a possibilidade de desapropriar um terreno anexo à unidade pré-hospitalar.

A decisão foi tomada após ouvir as sugestões da população e de funcionários da unidade. A prefeita estava acompanhada do vice-prefeito, Dr Chicão; dos secretários municipais de Saúde, Paulo Hirano; de Obras e Urbanismo, Cesar Romero; Secretária Particular, Linda Mara Silva; do presidente da Fundação Dr João Barcelos Martins, que administra o mini-hospital, Ricardo Madeira; do vereador Papinha; e de supervisores regionais.

A Prefeita destacou que muitos benefícios já foram garantidos à população de Travessão nos últimos 2 anos, como a reforma de 8 unidades escolares e de localidades vizinhas, a municipalização de uma escola e outras 2 escolas estão com obras em andamento. Além disso, 100 Casas Populares serão construídas no distrito.

__Estamos reformando a praça, implantamos o PETI, um pólo do Emergência em Casa e agora vamos reformar o mini-hospital, que vai ser polo descentralizado para a coleta do Teste do Pezinho, e vou criar uma outra sala de esterilização, com porta de entrada e saída. Se eu fizer algo por Travessão e não melhorar a unidade de saúde, não terei feito nada. Essa é mais uma proposta de governo que vou cumprir, mas vou fazer isso ouvindo quem está na ponta, os funcionários – ressaltou a prefeita, que visitou ainda o Núcleo da Terceira Idade, a reforma da Praça e comércios locais.

O Departamento de Arquitetura e Engenharia da Secretaria de Obras vai apresentar um pré-projeto para a reforma, em reunião que acontecerá no dia 30 de maio com o corpo administrativo da unidade. Em seguida, o projeto será encaminhado para o setor de Licitação da Prefeitura. Paralelo a isso, outro projeto para ampliação será elaborado.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A prefeita Rosinha Garotimho anuncia mais obras em Campos dos Goytacazes

A prefeita Rosinha Garotinho anunciou ontem, na entrega da primeira etapa das obras de infraestrutura e reurbanização do Parque Brilhante, no Distrito de Ururaí. As obras, que mudaram o aspecto das ruas e calçadas do bairro,  q integram o Programa Bairro Legal, que segue com obras contemplando, ainda, moradores do Bairro Brasília, no mesmo Distrito. de que está em fase de preparação de licitação para obras de reestruturação do Hospital de Ururaí, e ainda que a Prefeitura construirá três conjuntos habitacionais dentro do Programa Morar Feliz, totalizando 900 novas moradias e dotando o bairro de infraestrutura completa.

“Um governo só tem sentido quando consegue mudar para melhor a vida das pessoas e, por isso, me proponho em cada decisão sempre fazer o melhor. Sei que falta fazer muita coisa, mas não há como negar que muito já fizemos devido à seriedade e ao amor que trabalhamos pela nossa cidade”, disse a Prefeita.

Sobre a reforma do hospital detalhou: "De acordo com levantamentos feitos para saber as necessidades das unidades de saúde, o secretário de Saúde, Paulo Hirano, me passou as condições do hospital local. Autorizei a realização da reforma do hospital e a secretaria já faz os procedimentos para preparação do edital de licitação. Quando iniciei o governo, estive pessoalmente aqui para ver de perto o que as pessoas reclamavam durante o período de campanha. As primeiras providências que adotei foi aumentar os tipos e a quantidade de remédios. Providenciamos uma ambulância nova do tipo van para melhorar o atendimento, porque apenas uma ambulância era pouco. Melhoramos as instalações também da creche e da escola, mas sabemos que o hospital precisa de reformas e isso também vamos fazer”, anunciou Rosinha.

O Programa Bairro Legal irá contemplar outros bairros como Parque Eldorado, Jardim Ceasa, Novo Eldorado, Vila Industrial e Jardim Eldorado, Parque Guarus e Penha, além de Donana, na Baixada Campista, que será inaugurado na próxima sexta (20/05).

Praça de Donana pronta para inauguração nesta sexta-feira

Além das obras do Programa Bairro Legal que vão ser inauguradas nesta sexta-feira (20), pela Prefeita Rosinha Garotinho, os moradores de Donana vão ganhar uma nova área de lazer, com a inauguração da reforma da praça principal do bairro, cujas obras foram encerradas na última semana.

Donana foi um dos primeiros bairros de Campos a receber o Bairro Legal e a área de lazer não poderia ser esquecida, transformando o dia-a-dia da comunidade que passa a ser beneficiada com mais uma obra. A praça de Donana fica ao lado da Escola Municipal que, recentemente, também passou por reformas.

Além de Donana, estão sendo beneficiados com o Bairro Legal, os moradores de Ururaí, Eldorado, Jardim Ceasa, Novo Eldorado, Vila Industrial e Jardim Eldorado, em Guarus. Recentemente o programa foi lançado na Penha e no Novo Jóquei.

A recuperação da praça é uma reivindicação dos moradores, que reclamavam da carência de áreas de lazer. Foram instalados para as crianças, gangorra, escorregadeira e gaiola trepa-trepa. Os praticantes da ginástica foram favorecidos com a colocação de barras simples, paralelas e prancha para abdominal. Mesas de jogos para os idosos também foram disponibilizadas após a reforma.

A dona de casa Nilcéia da Silva, de 62 anos, vibra com as reformas feitas no bairro, onde mora há 30 anos. “Quando vim morar aqui, era lama e barro puro. Donana tem que agradecer a Prefeita Rosinha Garotinho por fazer o nosso bairro crescer novamente”, disse ela, enquanto lavava a calçada e a rua, toda asfaltada, benefícios que o programa levou para o bairro nos últimos meses.

A nova quadra ganhou, ainda, uma quadra poliesportiva totalmente coberta que, além de servir para a prática de esportes, como voleibol, futvôlei, futsal e basquete, vai proporcionar aos moradores do bairro a utilização para vários eventos sociais e religiosos. Uma quadra de areia e outra de grama fazem parte das novas opções de diversão para quem freqüenta o local.

Prefeita Rosinha Garotinho inaugura o Creas-Mulher

Campos é um dos poucos municípios do país que já conta com um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)-Mulher. O órgão, inaugurado nesta quarta-feira (18), na rua 1º de Maio, 39, pela Prefeita Rosinha Garotinho e pelo vice-Prefeito, Doutor Chicão, pode ser classificado como um estágio mais avançado em termos de políticas públicas para as mulheres, principalmente as vítimas de violência, levando-se em consideração que muitas cidades só têm Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam) ou Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam), ambos municipais e o último regido por normas estadual e federal.
  
O Creas-Mulher, ligado à secretaria municipal da Família e Assistência, surge na cidade a partir da fusão dos dois núcleos (Niam e Neam), atendendo a toda a família e não só à mulher. O homem, em papel de agressor, também terá acompanhamento, porque é necessário que ele saia desta condição. E as crianças, se for o caso, serão encaminhadas para os órgãos competentes. A função do Creas-Mulher e, ainda, resgatar o vínculo familiar.
   
A Prefeita Rosinha Garotinho destacou as várias outras ações de políticas públicas voltadas à mulher, desenvolvidas no município, como por exemplo, a  vacina contra o HPV. E, ainda, que não mede esforços para fortalecer as ações que visem à mulher, citando, também, a política da habitação, com as casas do Programa Morar Feliz registradas em nome das mulheres.
   
- O mais importante é que estamos estendendo a mão às famílias que estão desajustadas, como forma de reerguer o vínculo familiar. Aqui as portas estarão sempre abertas, com a equipe acolhendo a mulher, elevando sua alto estima - afirma a prefeita.
  
O vice-Prefeito, Doutor Chicão, acrescentou que deseja que no Creas-Mulher, as ações, assim como na saúde, sejam preventivas. “As campanhas educativas devem seguir essa diretriz, de prevenção, para que não tenhamos tantos problemas. Acredito na prevenção, como ação de combate à violência, seja ela em todos os aspectos”, afirma o vice-prefeito.
   
A secretária municipal da Família e Assistência, Izaura Freire, destaca a matricialidade familiar como ponto de referência para as ações. “Importante que a gente está em um governo que atende a família como um todo, a mulher, homem e criança. E quando a gente abre uma casa como esse, neste mês das noivas, é emblemático. Embora a violência continue crescente em todo o país, as mulheres, principalmente as do município, sabem que tem instrumentos governamentais ao seu lado e que podem contar com eles, o que faz com que elas tenham coragem de denunciar”, finaliza a secretária.
   
Discursaram ainda em nome das mulheres, a coordenadora do Creas-Mulher, Terezinha Moura, a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Margarida Mendes, além da vereadora Odisséia Carvalho. A inauguração contou com a presença de representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, componentes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Comudes), secretários, entre outros.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Rosinha Garotinho entrega primeira etapa do Bairro Legal de Ururaí

A Prefeita Rosinha Garotinho entrega nesta quarta-feira (18),  às 19h, a primeira etapa do Bairro Legal de Ururaí, no Parque Brilhante. O projeto, criado pela prefeita, visa dar dignidade aos moradores dotando de total infraestrutura os bairros e distritos de Campos. O Bairro Legal também está tranformando a realidade de outras sete comunidades como Donana, na Baixada Campista, que será inaugurado na sexta-feira (20) e nos bairros Parque Eldorado, Jardim Ceasa, Novo Eldorado, Vila Industrial e Jardim Eldorado, em Guarus, e Penha.

Primeiro bairro a receber as melhorias anunciadas pela prefeita Rosinha, o Parque Brilhante, em Ururaí, já vive uma nova realidade. Nesta terça-feira (17), trabalhadores davam os últimos retoques nas ruas do bairro. O próximo a ser beneficiado em Ururaí vai ser o Bairro de Brasília, no mesmo distrito, onde as obras estão bem adiantadas. A construção de calçadas encerra o trabalho antes da inauguração, assim como a limpeza das ruas.

Para Amaro do Amaral, aposentado da Usina Cupim e morador do bairro, desde a fundação, a obra valorizou ainda mais o local. “Quando cheguei aqui, era tudo cana. Em relação àquela época, isso aqui hoje é um paraíso”, declarou, entusiasmado com as obras no bairro.

As obras de recuperação de Ururaí foram necessárias em razão das últimas enchentes que destruíram parte das ruas entre o final de 2009 e início de 2010. Com a reforma completa que recebeu, a intenção é dar melhor qualidade de vida à população da localidade. O bairro ganhou um macro sistema de drenagem, sistema de coleta de esgotamento sanitário, remoção dos aterros das ruas para construção de nova base e sub-base, nova iluminação, construção de calçadas e tratamento paisagístico.

A Prefeita Rosinha Garotinho cumpre uma meta de governo e recebe elogios dos moradores, que conviviam com a lama nas ruas, em períodos de chuvas, e agora comemoram uma nova etapa com a pavimentação e urbanização em todo o bairro. “Em relação ao que era, o bairro cresceu muito. Quando vim morar aqui, nós não podíamos sequer andar por algumas ruas, já que só a rua principal tinha manutenção”, declarou Juliana Pinheiro, moradora do bairro hà 21 anos.

BC orienta população a recusar notas manchadas por tinta

A população e o comércio devem recusar o recebimento de notas de real marcadas por tinta de dispositivos antifurto de caixa eletrônicos, esclareceu nesta quarta-feira (18) o Banco Central (BC).
Alguns caixas eletrônicos têm um dispositivo que mancha com tinta colorida as cédulas durante tentativa de furto (por meio de explosão).
“Como disposto no Artigo 10 da Lei 8.697/93, toda cédula que contiver marcas, rabiscos, símbolos, desenhos ou quaisquer caracteres a ela estranhos perderá o poder liberatório e o curso legal, valendo apenas para ser depositada ou trocada em estabelecimento bancário”, diz a nota do Banco Central.
O BC orienta que caso alguma cédula marcada seja recebida inadvertidamente, ela deve ser encaminhada a um estabelecimento bancário, que entregará um recibo ao cidadão. A cédula será, então, encaminhada ao BC para exame e destruição. Após o exame, o cidadão será ressarcido se a nota for legítima.

Perdemos um grande Amigo da Ouvidoria.

Faleceu no início da manhã desta quarta-feira (18), no Hospital Escola Álvaro Alvim, o Ouvidor Geral da Prefeitura de Campos, Edilberto Correia Batista, 58 anos, de falência múltipla dos órgãos. O corpo será velado até às 14h, no Cemitério Campo da Paz e o sepultamento esta marcado para às 16h, no vizinho município de Italva, onde nasceu. Edilberto era divorciado e deixou três filhos.
   
Há algum tempo, o Ouvidor Geral vinha lutando pela vida e havia se afastado para tratamento de um câncer no esôfago e, por volta das 5h30, à família foi informada do seu falecimento. Ele estava internado no Álvaro Alvim, desde semana passada, onde fazia tratamento. Edilberto Batista assumiu a Ouvidoria em 2009. Antes, porém, ele havia trabalhado com o ex-governador do Rio, Leonel Brizola.
   
Enquanto exerceu o cargo de Ouvidor Geral, Edilberto colocou em prática, por exemplo, o programa Ouvidoria Itinerante, que visitava os bairros do município para ouvir reclamações, sugestões e elogios dos moradores. Ele também trabalhava junto aos supervisores municipais que atuam nos bairros, os ajudando no dia a dia.

terça-feira, 17 de maio de 2011

EVENTO QUERIDA MAMÃE COM GRANDE PÚBLICO


   No domingo, 15 de maio de 2011, em homenagem as mães, foi comemorado com grande distribuição de presentes e lanches, o evento querida mamãe, enfrente a creche João Goulart, no parque eldorado, com a presença de todas as mães, avós e filhos assim também dos homens, mesmo sabendo-se que o evento era destinados as queridas mães.Os moradores dos parque Eldorado,Jardim eldorado,são Silvestre, Novo Eldorado I e II,Terra Prometida,santa Edivirges, Jardim Ceasa e 

  as adjacências, marcaram  em grande numero, estima-se que o público presente era superior à 1100 pessoas. O evento Querida mamãe foi organizado pelo Sr Renatinho do eldorado.