Aos poucos o clima eleitoral começa a tomar conta dos municípios brasileiros na expectativa das eleições que ocorrerão em 2012, em pleitos onde estarão sendo eleitos prefeitos e vereadores.
E quando falamos de clima quente em eleição, não podemos deixar de destacar o cenário regional e com um destaque todo especial, os “confrontos” entre "pai e filho" que travaram duelos em 2008 deverão se enfrentar novamente em 2012.
Além disso, muitos políticos que caminharam juntos em 2008 dessa vez estarão em palanques opostos. É o caso do deputado federal Anthony Garotinho (PR) e da prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PMDB). Em SJB há fortes indícios de que o candidato a Prefeitura, apoiado pela Prefeita será o vereador Neco (PMDB), conforme já anunciado pela própria Prefeita. Já Garotinho está desde já dando todo apoio a Betinho Dauaire (PR), ex-adversário de Garotinho e Carla Machado, que hoje é do PR, partido presidido por Garotinho no Estado. Já Carla Machado é do PMDB, do governador Sérgio Cabral e adversário de Garotinho.
Em Campos deverá haver mais uma vez o encontro entre os dois principais grupos políticos. No último confronto, o grupo do "Pai", Anthony Garotinho (PR), representado por sua esposa e também ex-governadora, Rosinha Garotinho, venceu a própria "filho", o ex-prefeito Arnaldo Vianna (PDT).
Garotinho defende a reeleição de Rosinha. Dessa vez nem há certeza de que Arnaldo será candidato. Vale lembrar que nas últimas eleições ele teve problemas com o seu registro eleitoral por conta de uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). Dessa vez, segundo Arnaldo, “está tudo resolvido”, mas ainda não houve uma decisão sobre candidatura. Especula-se nos bastidores até que ele poderá se lançar candidato a Câmara de Vereadores.
Mas em Campos, outro nome surge com destaque no tema rompimento. O deputado estadual Roberto Henriques (PR), teve sua primeira dissidência com o presidente estadual do partido, Anthony Garotinho já na primeira discussão da Alerj, quando o partido não aceitara a indicação de Paulo Melo (PMDB). Daí pra frente o que se tem visto e principalmente ouvido são trocas de acusações e enfrentamentos que já haviam sido vistos entre os dois, quando já estiveram em lado opostos.
Há a ameaça de punição por parte do PR a Roberto Henriques que inclusive estaria sendo apontado como possível nome também para a eleição municipal em Campos, em 2012, mas por outro partido, que poderiam ser o próprio PMDB, ou o novo PSD, ambos com o apoio do Governador Sérgio Cabral.
QUISSAMÃ - Na briga familiar do município de Quissamã, Armando Carneiro bateu Octávio Carneiro em 2008 e conquistou a reeleição. Dessa vez, o vitorioso deverá indicar alguém e o derrotado tentará uma revanche, lembrando que Armando não pode concorrer a novo pleito em 2012, por estar exercendo seu segundo mandato consecutivo.MACAÉ - Na eleição de 2008 em Macaé, o prefeito Riverton Mussi (PMDB) bateu o tio, Silvio Lopes (PSDB), ex-prefeito, que o lançou e pretendia voltar à Prefeitura. Riverton está exercendo o seu segundo mandato e irá indicar candidato.
SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA - A disputa na cidade de SFI tem uma particularidade ainda mais tensa. O Prefeito Beto Azevedo (PMDB) teve total apoio do ex-prefeito do município e ex-deputado estadual Barbosa Lemos, que fortaleceu o apoio de Garotinho no processo eleitoral e indicou o seu filho, Frederico Barbosa Lemos (PR) para compor a chapa como vice. Depois da eleição o “caldo” já começou a azedar. Para alguns, Barbosa Lemos que retomou recentemente o direito de poder se candidatar, deverá se lançar candidato, caso contrário poderá ser seu filho. Enquanto isso, outro nome tido como certo, o de Pedrinho Cherene (PSC), filho do ex-prefeito Pedro Cherene, que já tem conversado constantemente e recebido apoio do grupo de Garotinho, o mesmo que tem fortes ligações com Barbosa Lemos.
ITAPERUNA - No município de Itaperuna, mesmo antes do falecimento do prefeito Claudão, o vice prefeito Fernando Paulada, que hoje está no poder, já demonstrava não concordar muito com o chefe do executivo. Agora, no comando da Prefeitura, ele deverá enfrentar aliados de Claudão.
ITALVA - Em Italva, com o falecimento do prefeito Eliel Almeida, o vice Joelson Gomes (PDT) assumiu e rompeu com o grupo do ex-prefeito, chegando a exonerar a viúva de Eliel, Sônia Ribeiro, já em 2010.
SÃO FIDÉLIS – O ex-prefeito por dois mandatos, David Loureiro (PR) se prepara para mais uma disputa em sua cidade, e deverá estar frente a frente com Luiz Fenemê (PMDB), exatamente quem indicou para sua sucessão e com quem teve o rompimento político anunciado logo após o último pleito.
A HISTÓRIA SE REPETE - "Filhos" superaram "Pais" também em outras cidades como Rio das Ostras, com Carlos Augusto Balthazar (PMDB) e Sabino (PSC) e em Cabo Frio, com o Alair Corrêa (PMDB) e a criatura Marquinhos Mendes (PSDB).
Para especialistas, o enriquecimento com royalties do petróleo é responsável pelo grito de independência dos ‘discípulos’. “O tamanho dos cofres leva os administradores a ter relativa autonomia. Sendo assim, passam a querer andar com suas próprias pernas e deixam seus 'criadores' para trás”, avaliam analistas.