quinta-feira, 30 de junho de 2011

Parque Lebret, ganha creche modelo para bebês

Crianças terão total infraestrutura na creche modelo.

Os Parque Lebret, em Campos, ganhou nesta quarta-feira (29/06), a Creche Escola Glicério Carlos Neto, que foi construída para atender a reivindicação dos moradores. A Creche Escola é a primeira unidade escolar modelo, construída no atual governo e está situada na Rua Municipal, n° 100. A creche foi toda projetada para o atendimento da educação infantil, tem capacidade para cerca de 110 alunos e vai atender crianças com idades entre três meses e quatro anos. A inauguração vai ter várias atrações para as crianças, pais dos alunos e comunidade.

A unidade foi construída num terreno de 1.927 mil metros quadrados e possui em torno de 860,72 metros quadrados. A creche modelo conta com 10 salas de aula, playground, cozinha, refeitório, banheiro masculino, feminino e infantil, consultório médico, secretarias, sala de diretoria e de professores. A unidade conta ainda com berçários dotados de fraldários e lactários, salas do maternal com banheiro adaptado para a faixa etária dos alunos, brinquedoteca, biblioteca e sala de orientação pedagógica.

O diferencial da creche modelo para as tradicionais é que as novas unidades estão sendo construídas para atendimento da educação infantil. Além da creche Glicério Neto, as 22 novas unidades escolares que estão sendo construídas atualmente no município, seguem às determinações do ítem 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que determina que as obras, sobretudo, as repartições públicas devem ser construídas com acessibilidade para atender os portadores de necessidades especiais.

A nova creche modelo possui rampas de acessibilidades, banheiros para portadores de necessidades especiais, além de ser toda adaptada para atender os alunos, de acordo com a sua faixa etária. Ela também segue a nova proposta da Secretaria Municipal de Educação, que oferece atendimento pedagógico para os alunos da creche como materiais didáticos voltados para cada faixa etária dos alunos da educação infantil desde o maternal até o GIII.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Há 128 anos, Campos era 1ª cidade em luz elétrica na América do sul


A energia elétrica chegou ao Brasil primeiro para fornecimento de iluminação pública, mais eficiente do que as anteriormente adotadas, como gás ou querosene, em um período histórico que o País fazia parte do grupo de pioneiros mundiais na aplicação de energia elétrica. Isso foi graças ao interesse do imperador Dom Pedro II, um entusiasta da ciência, pela nova tecnologia surgida depois da chamada Segunda Revolução Industrial, quando a eletricidade se firmou como principal fonte energética, em detrimento das máquinas a vapor.
 D. Pedro II permite que o norte-americano Thomas Alva Edison introduza no País aparelhos e processos inventados por ele, destinados à utilização da eletricidade na iluminação pública. A primeira instalação de iluminação elétrica permanente foi inaugurada na Estação Central da Estrada de Ferro D. Pedro II, atual Estrada de Ferro Central do Brasil, no Rio de Janeiro.
Em 1879, Dom Pedro II inaugurou o primeiro serviço de iluminação elétrica permanente do País, o da antiga estação da Corte, hoje chamada de Estação Dom Pedro II, na estrada de ferro Central do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. Nela, segundo o artigo A energia elétrica no Brasil, foram instaladas seis lâmpadas de arco voltaico tipo Jablockhoff, que substituíram 46 bicos de gás. Depois dessas, em 1881, 16 outras lâmpadas foram instaladas no Campo da Aclamação, hoje Praça da República, também no Rio de Janeiro, com energia fornecida de um locomóvel com dois dínamos.
Em seguida, em 1883, a cidade de Campos dos Goytacazes, litoral norte fluminense, foi a primeira cidade sul-americana a receber iluminação elétrica pública. O imperador inaugurou neste município uma máquina térmica acionadora por três dínamos com potência de 52 kW, que era capaz de fornecer energia para 39 lâmpadas de duas mil velas cada. Considerando que a lâmpada elétrica foi inventada por Thomas Alva Edison em 1879, podemos perceber como o Brasil, de fato, era pioneiro na aplicação dessa tecnologia e seus experimentos eram contemporâneos aos dos demais países desenvolvedores de técnicas, equipamentos e conceitos relativos à eletricidade.

Frase da placa: "Em 1883 Campos era a primeira cidade da América Latina e a terceira do mundo a receber luz elétrica, este poste remanescente daquela época, é simbolo da grandeza da nossa história, perpetuada pelo tempo".


Mas a definição de padrões se fez mais importante só depois que a energia passou a ser gerada no País em usinas, que ampliavam a capacidade produtiva e potencializavam a distribuição. A primeira usina de geração hidrelétrica para uso privado também é de 1883. Ela, a Usina do Ribeirão do Inferno, aproveitava as águas do afluente do rio Jequitinhonha, localizado na cidade de Diamantina, em Minas Gerais.
Seis anos depois, em 1889, no ano da Proclamação da República, foi inaugurada a primeira hidrelétrica para serviço de utilidade pública também em Minas Gerais, mas, dessa vez, no município de Juiz de Fora.

A usina, chamada de Marmelos-Zero, foi instalada norio Paraibuna, próxima à estrada União-Indústria, que ligava a cidade de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, a Juiz de Fora. Em Marmelos-Zero foram instalados dois geradores monofásicos de 125 kW cada, com tensão de 100 V e frequência de 60 Hz.
Com a instalação de usinas, a energia gerada no País passou a atender, gradativamente, a mais tipos de consumidores. A iluminação pública, os transportes públicos, o fornecimento para empresas e, por último, o atendimento a residências. Aos poucos, a energia elétrica foi se tornando parte da vida das pessoas, mas, para que o fornecimento
                                                                                 

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpus Christi retoma fé na eucaristia para católicos

Corpus Christi - do latim Corpo de Cristo, é uma tradicional data do calendário cristão que celebra solenemente a mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo. Esta data remete a última ceia de Jesus, realizada com seus apóstolos.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. Conta a história que um sacerdote chamado Pedro de Praga, de costumes irrepreensíveis, vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o Dom da fé. Ao passar por Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a Hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal, os sangüíneos e as toalhas do altar sem no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da Hóstia que estava entre seus dedos, conservou as características de pão ázimo. Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.
A festa de Corpus Christi foi decretada em 1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Corpus Christi é celebrado 60 dias ápos a páscoa.

A Festa no Brasil
Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.
Em Pirenópolis, Goiás, é uma tradição os tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, cobrindo as ruas por onde passa-se a procissão de Corpus Christi, também efeita-se 5 altares para a adoração do Santíssimo Sacramento, e execussão do cântico latino Tamtum Ergo Sacramentum, esta procissão é acompanhada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e pela Orquestra e Coral Nossa Senhora do Rosário. É neste dia que o Imperador do Divino recebe a coroa, para a realização da Festa do Divino de Pirenópolis, do ano seguinte.
Em Castelo, no estado do Espírito Santo, as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos formados por flores, serragem colorida e grãos. Em São Paulo, o município de Matão é famoso por seus tapetes coloridos feitos de vidro moído, serragem e flores que formam uma cruz no centro da cidade. A cidade de Mariana - MG comemora a festa de Corpus Christi enfeitando as ruas com tapetes de serragem e pinturas. Jaguáriúna - SP, Santo André -SP, Santana de Parnaíba - SP, São Joaquim da Barra - SP e Jacobina - BA também seguem o mesmo estilo, as ruas ao redor da matriz são enfeitadas com serragem, raspa de couro, areias coloridas, tudo o que a criatividade proporciona para este dia santo. Em Caieiras - SP a Juventude da Cidade promove com sua criatividade tapetes que se estendem no trajeto da procissão deste solene dia, desde a Igreja Matriz de Santo Antonio até a igreja de São Francisco de Assis, este trabalho dura doze horas e é coroado com a procissão luminosa em torno ao Santíssimo Sacramento.
Em Porto Ferreira - SP, a festa tem como finalidade a partilha, em comunhão com as três paróquias da cidade, é arrecado alimentos que vão servir para os enfeites nas ruas por onde o Santíssimo Sacramento irá passar, e após a solenidade serão doados a famílias que são assistidas por pastorais, como a Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde, que realmente necessitem. Esta iniciativa perdura desde 2008.

Prefeita Rosinha Garotinho entrega 3 UTIs Móveis para FJBM


A Prefeita Rosinha Garotinho entregou na manhã desta quarta-feira (22), três novas UTIs Móveis para a Fundação Dr. João Barcellos Martins (FJBM) que, agora, passa a contar com 17 veículos em sua frota para atendimento à população. A cerimônia de entrega da ambulâncias aconteceu na sede da prefeitura e contou com a participação do vice-Prefeito, Doutor Chicão, do presidente da Fundação, Ricardo Madeira, do Secretário de Saúde, Paulo Hirano, e demais secretários. As UTIs Móveis serão destinadas ao Hospital Ferreira Machado, Unidade Pré-Hospitalar São José, e a terceira será utilizada para transporte de pacientes fora do município.
   
As UTIs Móveis, do tipo teto alto, alongadas e com motor mais potente, possuem capacidade para todos os aparelhos necessários para o transporte de pacientes de maior gravidade, iluminação de LED e mobília adaptada para movimentação, oferecendo maior conforto para os pacientes e profissionais.
   
A Prefeita Rosinha Garotinho destacou a renovação da frota de ambulâncias do município. "Renovamos toda a frota de ambulâncias do município. São 92 novas ambulâncias para o transporte de pacientes, incluindo as ambulâncias de menor porte, do Emergência em Casa e as UTIs Móveis. Hoje, nós temos uma das maiores frotas do país, se comparado a municípios com mesmo número de habitantes. A população de Campos tem tido o transporte e a segurança que merece quando recorre ao setor público", afirmou Rosinha.
   
O presidente da FJBM, Ricardo Madeira, disse que as UTIs Móveis serão dotadas de toda aparelhagem necessária para transporte de pacientes de maior complexidade. "São mais três ambulâncias que se incorporam a frota da Fundação e terão todos os equipamentos necessários para transportar os pacientes com segurança e conforto, beneficiando não só o município de Campos, mas de toda a região, que recorre, principalmente, ao Hospital Ferreira Machado, referência em atendimento de emergência. Além destas três ambulâncias que foram adquiridas, uma outra UTI Móvel será renovada e destinada a Unidade Pré-Hospitalar de Santo Eduardo", disse Madeira.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Rosinha anuncia para agosto as obras do Complexo Logístico Naval

Numa solenidade histórica, a Prefeita Rosinha Garotinho assinou, nesta terça-feira (21), convênio com a Secretaria Especial de Portos da Presidência da República. O convênio de cooperação viabiliza a implantação do Complexo Logístico Naval Farol-Barra do Furado, empreendimento logístico de interesse nacional, que demandará investimentos da ordem de US$ 1 bilhão por parte da iniciativa privada e R$ 173 milhões em obras de infraestrutura, custeadas pelo Consórcio Intermunicipal Campos-Quissamã, com a contrapartida dos governos estadual e federal, com R$ 20 milhões e R$ 50 milhões, respectivamente. O ato solene foi realizado no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da prefeitura. Assinaram o documento, a Prefeita Rosinha Garotinho e o diretor da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Luiz Jorge Zuma e Maia, junto com o subsecretário Estadual de Transportes, Delmo Pinho, o Prefeito de Quissamã, Armando Carneiro, e o presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Nelson Nahim.

Durante entrevista coletiva, a Prefeita Rosinha anunciou que as obras do complexo serão iniciadas em agosto, com prazo previsto de conclusão em 18 meses (fevereiro de 2013), caso não ocorram interrupções por intempéries da natureza. De acordo com Jorge Zuma, a assinatura do convênio já coloca em operação o trâmite para depósito da primeira parcela no valor de R$ 14.927.000,00 na conta especialmente aberta para os repasses. “Nesta assinatura da prefeita, já tem um cronograma de repasse das demais parcelas. A primeira acontece agora em junho e a última está prevista para o final de dezembro de 2012, próximo do fim das obras do by pass e da dragagem do canal.
   
A Prefeita Rosinha lembrou que o projeto representa a realização do sonho de um grande empreendimento para a redenção econômica da região. “Não consigo conter a emoção por ver mais um sonho ser realizado. Este empreendimento foi planejado quando ainda eu era governadora e o Délio Pinho trabalhou bastante para que pudéssemos atrair empresários interessados em investir na formação do Complexo Logístico. Quero agradecer aos empresários que confiaram na minha palavra em viabilizar o empreendimento e compraram terras mas, infelizmente, na ocasião, a Prefeitura de Campos não levou o projeto a sério e nada aconteceu. Algumas empresas acabaram realizando empreendimentos em cidades de outras regiões do Brasil. Mas quando assumi a prefeitura de Campos, fui ao encontro do Prefeito Armando Carneiro e retomamos o projeto. Fui a Brasília, apresentei o projeto à então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que se comprometeu a liberar R$ 50 milhões como contrapartida", disse Rosinha.
   
A prefeita relatou que quando o deputado federal Garotinho esteve com a agora Presidenta Dilma, “ela disse que cumpriria sua palavra e liberaria os recursos que prometeu à governadora Rosinha, que é como ela se refere à mim”, afirmou a prefeita.
   
- De minha parte, cumpro minha palavra com os empresários e juntamente com o Prefeito de Quissamã, Armando Carneiro. Em agosto vamos dar início às obras de dragagem do Canal, a conclusão dos moles de pedras e o bay pass (transporte de sedimentos da praia, que foi levado para o lado de Quissamã para a margem do Canal das Flechas, no lado de Campos). Um empreendimento puxa outro. Somente as empresas com contratos para se instalar no local farão geração de três a quatro mil empregos diretos, mas outras empresas virão e, para isso, vamos criar Zonas de Negócios - anunciou a Prefeita Rosinha Garotinho, que reforçou o pedido aos empresários de dar prioridade à população de Campos e de Quissamã na qualificação e empregos - reforçou a Prefeita Rosinha Garotinho.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Estudantes fecham Alberto Lamego, em Campos, pedindo mais ônibus.


Manifestantes reclamam que empresas tem colocado microônibus no horário da manhã.

A manifestação, feita com apoio da direção da instituição e Federação dos Estudantes de Campos (FEC), visa à reivindicação de mais ônibus em circulação na linha que atende aos alunos, regularidade nos horários e a colocação de ônibus convencionais no horário da manhã.

De acordo com o diretor da Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins, professor Luiz Antônio Cosmelli, os alunos tem reclamado que as empresas tem disponibilizado microônibus no horário da manhã e como esses veículos não transportam estudantes, os mesmos não estariam conseguindo chegar a tempo da primeira aula.
Ele informou ainda que a manifestação foi feita pelos estudantes, mas que a entidade apoiou a iniciativa a fim de resguardar a integridade física dos alunos.
Segundo Luiz Antônio, o atraso na entrada dos alunos ocasionou uma queda de 30 a 50% no rendimento escolar no primeiro trimestre deste ano e que o fato já foi informado à Empresa Municipal de Transportes (Emut).
“Já enviamos oficio à Emut informando, mas não obtivemos resposta. Temos alunos que moram longe, São Francisco do Itabapoana, São Fidélis, São João da Barra que não conseguem chegar antes das 8h. Não só os alunos tem sido prejudicados, os professores também. Quem tem carro consegue chegar no horário, quem não tem, fica dependendo dos ônibus,”  explicitou o professor.
A manifestação, que teve supervisão da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, impediu a passagem dos ônibus, bloqueou o trânsito na via, sentido Centro e parcialmente no sentido que dá acesso ao trevo a caminho de São João da Barra.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Projeto de paisagismo em todas as praças de Campos dos Goytacazes

A prefeita Rosinha escolheu o Jardim São Benedito para iniciar o projeto
mais colorido para as praças da cidade. Essa é a proposta do projeto de paisagismo e recuperação de praças lançado na manhã desta sexta-feira (10/06), pela Prefeita de Campos, Rosinha Garotinho
O lançamento aconteceu no Jardim São Benedito, no Centro, onde já aconteceu plantio de crótons, antúrios, barbas de serpentes, mini ixóras, , entre inúmeras flores que vão embelezar o município. O projeto prevê uma geração de mais de 200 empregos diretos, além de outros indiretos.
Segundo Rosinha, o diretor comercial da Emec Obras e Serviços, Fábio Junge, já tem 40 praças com canteiros para deslanchar a primeira etapa. A Prefeita lembrou que muitos trabalhadores, como jardineiros, operadores de máquinas, motoristas, encarregados e margaridas que cuidarão dos jardins, foram admitidos pela Emec Obras e Serviços que, por sua vez, visitou o Balcão de Empregos da Prefeitura. “As tantas empresas vindas para Campos estão contratando mão-de-obra local”, reforçou.

A Prefeita que fez um plantio, lembrou que o Governo começou pelas reformas das escolas, creches, postos de saúde, obras de infraestrutura como recuperação de asfaltos e casas populares. “Agora chegou a vez de embelezar. As flores anunciam as boas novas e que todos sejam bem vindos a nossa cidade. O meu mundo não é cinza, o meu mundo é cor de rosa e colorido”, disse.

A Prefeita ainda fez um pedido a Fábio, diretor comercial da Emec, em consultar as pessoas que visitam o jardim para saber como elas querem que as madeiras fiquem. “Se elas quiserem as madeiras coloridas, você pinta. E se elas acharem que as madeiras devem continuar nesta cor, você deixa”, comentou.

Quem passou pelo local aprovou o projeto. “O Jardim é um patrimônio da nossa cidade, sempre venho trazer meu filho para brincar e agora com certeza ficar aqui será muito mais agradável”, disse a pedagoga Simone Saraiva, 33 anos.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Obras da José Carlos Pereira Pinto em ritmo intenso

Muito em breve, moradores de vários bairros de Guarus vão receber os benefícios do trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura, na reforma da Avenida José Carlos Pereira Pinto, que vem recebendo obras de infraestrutura, que vão atender aos moradores dos bairros por onde ela passa, além de completa reforma e projeto de urbanização.
       
As novas galerias de águas pluviais, que já foram instaladas em grande parte da avenida e que, agora, começam a ser instaladas no Parque Presidente Vargas, vão permitir que o escoamento atenda os bairros Nogueira, Presidente Vargas, Alvorada, Calabouço, Visconde do Rio Branco e Vicente Dias, acabando com as áreas alagadiças no período de chuva, através da galeria principal que desagua na Lagoa do Vigário.
      
A primeira etapa da obra foi realizada na pista sentido bairros, desde à Avenida Francisco Lamego, passando pelo Hopital Geral de Guarus, até o Ciep do Calabouço. Agora, o trabalho vem sendo realizado na pista contrária, no sentido Centro da cidade,  e os trabalhos já estão bastante adiantados.
       
Paralelamente, na Avenida José Carlos Pereira Pinto já começa a ser feita a reparação de parte da avenida, no sentido Usina São João, que começa a receber o trabalho de infraestrutura, como nas demais áreas.
       
Em toda a extensão da avenida, novas calçadas vão ser construídas, tanto nas laterais como no canteiro central, onde vão ser gastos cerca de 11 mil metros cúbicos de concreto. O projeto prevê, ainda, a construção de uma ciclovia, com 1.652m² de piso inter travado colorido; 6.420m² de plantio de grama.6.420m² de arbustos com flores e cerca de 400 novas árvores, numa integração paisagística.
      
O projeto prevê, também, o trabalho de acessibilidade, com piso tátil direcionável para deficientes visuais. Um novo sistema de iluminação vai ser implantado para garantir a segurança de pedestres e ciclistas.