O leil�o para opera��o de tr�s aeroportos brasileiros, realizado na segunda-feira, teve ofertas agressivas, com os lances elevando o custo das licen�as para operar os aeroportos em cerca de quatro vezes o pre�o m�nimo antes do in�cio da segunda rodada de licita��o.
O aeroporto de Guarulhos, na �rea metropolitana de S�o Paulo, atualmente o maior do pa�s, recebeu lances que chegaram a R$ 16 bilh�es na primeira rodada. O fundo brasileiro de investimentos Invepar, juntamente com a firma sul-africana ACSA, ofereceu o maior lance, o que as habilita a passar para o segundo turno, junto com duas outras pretendentes.
A EcoRodovias, operadora de autoestradas, juntamente com a alem� Fraport, tamb�m passou para a segunda rodada, mas sua oferta ficou em um distante segundo lugar, com R$ 12,9 bilh�es. Em terceiro lugar ficou o lance da OHL, outra operadora de auto-estradas, em parceria com a espanhola Aena. Elas ofereceram R$ 12 bilh�es.
Dez grupos participaram de licita��o por Guarulhos, o mais desejado entre os aeroportos em oferta, segundo analistas. O lance inicial m�nimo era de R$ 3,4 bilh�es.
O aeroporto de Viracopos, em Campinas, SP, que deve transformar-se no maior do pa�s com os investimentos resultantes do leil�o de segunda-feira, recebeu lances de quatro grupos. A Cons�rcio Aeroportos Brasil liderou a primeira rodada, com uma oferta de R$ 3,8 bilh�es. A Cons�rcio Aeroportos Brasil � composta, provavelmente, pela brasileira Triunfo e a francesa Engis. A composi��o dos grupos s� ser� confirmada depois de terminado o leil�o.
Tamb�m competindo por Viracopos est� a construtora brasileira Odebrecht, juntamente com a Changi, de Cingapura, al�m da Invepar com a ACSA e da OHL com a Aena.
A licita��o por Viracopos come�ou em R$ 1,5 bilh�o, e pelo aeroporto de Bras�lia come�ou em R$ 582 milh�es.
A Infram�rica Aeroportos liderou a concorr�ncia por Bras�lia, com uma oferta de R$ 3,5 bilh�es. A Infram�rica Aeroportos ganhou o direito de explorar o aeroporto de S�o Gon�alo do Amarante, RN, em um leil�o no ano passado. A Inframerica � composta, provavelmente, pela Engevix e a Corporaci�n Am�rica, da Argentina.
Os grupos Invepar e OHL tamb�m est�o na segunda rodada da licita��o. A Fidens tamb�m est� na disputa, em parceria com a ADC & HAS, sediada nos Estados Unidos.
A segunda rodada de licita��o com preg�o a viva voz dever� terminar na segunda-feira.
As empresas vencedoras ter�o que investir bilh�es ao longo dos pr�ximos anos para expandir a capacidade dos aeroportos. Quando come�ar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, os investimentos nos aeroportos dever�o totalizar perto de R$ 2,8 bilh�es, com san��es por n�o cumprimento de prazos.
O banco de investimentos brasileiro BNDES se comprometeu a financiar 80% dos investimentos, o que n�o inclui o pre�o das licen�as de opera��o.
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